sexta-feira, 28 de outubro de 2022

CURSO CONTEXTUALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

A HISTÓRIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO

 Este curso, foi feito na modalidade online e na plataforma do Site do Ministério da Cidadania do Governo Federal. Nele fazemos uma pequena viagem pela a busca da trajetória das políticas públicas voltadas às crianças na primeira infância. 

Para isso, precisei entender um pouco da História da primeira infância e, além disso, pude compreender os pontos mais importantes dos marcos políticos no trato da criança e da infância no contexto global, em geral, e brasileiro, em particular, tais como Convenções, Códigos, Estatutos e Leis que fizeram e fazem parte das políticas voltadas à primeira infância no Brasil e no mundo. 

Muitos autores têm abordado, desde as últimas décadas do século XX, a criança, não apenas como objeto de estudo, mas também como sujeito histórico, que durante o decorrer do tempo foi percebida e compreendida de diferentes formas pela sociedade. 

 O Curso tem uma carga horaria de 30 horas, e foi abordado temas pertinentes que agrega mais conhecimentos e um riquíssimo material para serem trabalhados principalmente na área de serviço social, por isso foi de extrema importância neste momento de minha graduação no curso de Serviço Social. 

CONTEÚDO DO CURSO

 • Módulo 1 – a trajetória das políticas voltadas às crianças na primeira infância

 • Módulo 2 – diretrizes da política de atendimento

 • Módulo 3 – violências contra crianças na primeira infância 

• Módulo 4 – como identificar, no território de atuação, casos de violências

 • Módulo 5 – o papel dos diversos atores sociais na identificação e prevenção da violência contra a criança na primeira infância

LIVRO / EU SOU MALALA


Não foi enviado Uma jovem comum, Malala Yousafzai gostava de acompanhar seus programas de TV preferidos, vivia brigando com os irmãos e adorava ir à escola. 

Mas em pouco tempo tudo mudaria. Ela tinha apenas dez anos quando o Talibã tomou conta do vale do Swat, onde ela vivia com os pais e os irmãos. 

A partir desse dia, a música virou crime; as mulheres estavam proibidas de frequentar o mercado; as meninas não deveriam ir à escola. Criada em uma região pacífica do Paquistão totalmente transformada pelo terrorismo, Malala foi ensinada a defender aquilo em que acreditava. 

Assim, ela lutou com todas as forças por seu direito à educação. E, em 9 de outubro de 2012, quase perdeu a vida por isso: foi atingida por um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. 

Hoje Malala é um grande exemplo, no mundo todo, do poder do protesto pacífico, e é a pessoa mais jovem e a receber o Prêmio Nobel da Paz. Nesta autobiografia, em que ela conta sua história inspiradora para outros jovens como ela, Malala mostra que todos podem mudar o mundo. 

Em seu livro autobiográfico, Malala Yousafzai relata a história de vida dela e como a repressão do Talibã extinguiu a liberdade e os direitos da mulher incluindo o acesso à educação na região em que morava no Paquistão. 

A narrativa é rica em detalhes sobre tudo que ela precisou enfrentar para adquirir conhecimento e como quase perdeu a vida aos 15 anos quando voltava da escola. 

Em meio a todos os relatos, Malala mostra a importância do aprendizado na vida de uma pessoa e o porquê dela ter sido a pessoa mais jovem a receber um Nobel da Paz. 

Fonte; Internet
Princesa Isabel-PB, em 08 de outubro de 2022 
Por: Casusa

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

UMA PROFESSORA MUITA MALUQUINHA

ENVIADO: P/ ESMER
Este filme é um exemplo claro sobre como podemos inovar nossos métodos pedagógicos para conseguir a atenção e interesse dos alunos com simples coisas que além de conseguir aplicar a matéria desejadas faz com as crianças entendam melhor o conteúdo. 

O filme é focado numa professora que vai da aula numa cidadezinha do interior e que em sua sala de aula usa métodos diferente para ensinar seus alunos isso desperta o interesse das crianças em aprender e o gosto de ir a escola porém suas companheiras de profissão (as outras professora) não gostam nada disso. 

Considerada a professora “maluquinha” pois suas aulas eram bem divertidas diferentes das aulas das outras professoras. 

De forma muito criativa a professora inventava meios de ensinar as crianças utilizando objetos, livros e filmes entre outros meios para prender a atenção na matéria. 

Com este time pode se notar a importância de usar meios diferentes para ensinar e como métodos diversificados pode estimular a criatividade dos alunos e ser bem mais produtivo o aprendizado. 

Um filme que foi baseado em um livro e se encontra também em forma de quadrinhos bem interessante a história passada com grande influência para todos professores com muita ideias e inspirações. 

Um filme descontraído que diverte e ensina. 

Fonte: Youtube 
Por; Valdemar Casusão 
Princesa Isabel-PB, em 27/10/2022

O NOME DA ROSA


O filme narra a história de terríveis eventos (assassinatos) em um mosteiro no norte da Itália, no ano de 1327 D.C, no Século XIV, mostra com perfeição as principais características desse século, sendo marcante na educação. 
os filhos dos nobres recebem a educação (cultura bem-estar) com os religiosos, que são os letrados. Aos pobres sobram restos, misérias e torturas, e o pouco que possuem “doam” a igreja, reservando assim o seu lugar no céu. 
A influência da igreja é tamanha, pois ela é o centro de tudo. É o tempo da inquisição. Existem vários tipos de ordens religiosas, mas, destacam-se duas: Beneditinas e Franciscanas.

A ordem beneditina é contra o riso e a qualquer característica de alegria.... “ Um monge não deve falar sobre seu pensamento, sorrir, falar em risos …” “.... Sem temor não pode haver fé…”. 

A ordem Franciscana o riso é infalível, já que seu precursor São Francisco de Assis era alegre e espontâneo, entram assim em choque. 

Diante dessa controvérsia, destacam se a importância negativa ou positiva dos livros, que ressaltam a comédia e a dúvida, é escrita em gregos (Aristóteles é o principal), precisando assim de tradutores, “.... A dúvida é inimiga da fé...”. 

Enquanto que, para os Franciscanos a importância desses livros é tamanha, pois além de serem questionadores, valorizam a vida. 

Sem dúvida é filme muito inteligente e enigmático, faz o espectador pensar e o prende até o fim, onde se desvendamos mistérios. 

Retrata com perfeição, ou seja, teocentrismo; a educação voltada para os nobres e religiosos, a riqueza acumulada pela igreja, através de sua manipulação, a inquisição que tinha como objetivo a investigação, mas é deturpada pelos os próprios religiosos, resultado em mortes e tortura desvairadas. 

Portanto é um riquíssimo material para ser explorado em sala de aula, do magistério a universidade. 

Logo, a história do filme nos leva a refletir sobre desigualdade social, pois como acadêmico de serviço social pude perceber que as pessoas recebem um tratamento diferenciado, uns dos outros, onde os filhos dos nobres recebem a educação (cultura bem-estar) com os religiosos, que são os letrados. Aos pobres sobram restos, misérias e torturas, e o pouco que possuem “doam” a igreja, reservando assim o seu lugar no céu.  ou seja, sem equidade nenhuma, além disso o filme traz um material importante que agrega conhecimentos na minha graduação em serviço social.

Fonte: Internet

O LIVRO: O MUNDO DE SOA

Não enviado Com tantas coisas abstratas escondidas no óbvio, nos perdemos nesse mundo buscando rumos que nos levam a lugar nenhum. Mas quando adotamos um olhar abstrato fica mais fácil e até mesmo viver.

 “O livro O Mundo de Soá”, conta uma história que dá o que pensar. Entre tantos filosofos, soá é presenteada com cartas que recebe todos os dias e que mudam sua vida, a fazenda ir mais longe, revendo seus prícipios e conceitos sobre o mundo. 

No curso de Pedagogia, temos a felicidade de termos como base ideias de homens de piaget e tantos outros que contribuem para melhor andarmos num mundo em que é preciso se adequar, que é o mundo que é pedagogo precisa para tanto ensinar, como aprender. 

No livro “ O mundo de soá” , passa essa ideia de maneira bem consciente, principalmente por que sem a Filosoa, ou seja, a sabedoria para para se viver, é impossível se adotar um meio que der certo para por exemplo: Ministrar uma simples aula, conversar com um colega de trabalho sobre uma conduta suspeita ou simplesmente ir ao supermecado e selecionar o que comprar para comer. 

O abstrato que impera na losoa é na verdade a lei do óbvio, se não conserguirmos ver o que há por tras do que vemos, não conseguiremos ver sua origem e a importancia de cada coisa a nossa volta, consequentimente não daremos valor a nada. 

É mister para um pedagogo ser dinâmico em seus pensamentos, saber a importancia de se reciclar como pessoa e passar essa maneira de viver as pessoas ao seu redor. 

 Princesa Isabel-PB em 08/10/22 Por: Casusa

FILME ESCOLA DA VIDA

Não enviada

O filme a “Escola da vida”, nos apresenta a realidade de muitas escolas, onde a maioria dos professores ainda usam uma metodologia que não disperta o interesse dos alunos, pelo contrário, os repelem, achando que estudar é um dever e só. Não passa o prazer que é aprender e descobrir coisas novas atraves do ensino. Já o professor Sr. D. chamou atenção dos seus alunos por justamente fugir das convenções. 

 De uma maneira dinâmica, se relacionando bem com seus alunos e buscando formas de ganhar a confiança deles, para que podessem cidadãos de bem, o Sr. D. chamou atenção de um outro professor, Matt, que ainda levava consigo, os velhos metodos de ensinar e nem de longe era bem sucedido. 

Ao perceber desenvoltura do Sr. D. Matt começou a ver a necessidade mudar seus metodos e para isso resolveu até investigar a vida do seu colega, e para sua surpresa, o Sr. D. tinha até mesmo cancer pulmunar e mesmo assim se dedicava e se reinventava. Matt. Ficou sensibilizado e a partir de então mudou e bem sucedido no processo de ensinar. 

Este filme mostra a importancia dos educadores de se reinventar, se reciclar e buscar metodos novos para aplicar o ensino de uma forma que seja interessante tanto para os alunos, commo prazeroza para o professor. 

A prdagogia é o curso que mais precisa de mudanças, para que não sejamos meros pedagogos, mas aqueles que faz a diferença. 

Fonte YOUTUBE
Princesa Isabel-PB, em 08 de outubro de 2022 
Por: Casusa

LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA



Este livro o autor introduz sua problematica instigando o professor a entender-se como parte de um processo de construção do conhecimento pedagogico, provoca o professor a pensar criticamente sobre sua atuação frente aos seus alunos. 

Destaca a necessidade de uma relação dual onde quem ensina deve está preparado para aprender e repudia a simples transmissão de conhecimento. 

Salienta a valorização dos saberes do educando, assim como a compreensão das suas diferenças podem despertar em si, como educador a capacidade de perceber e contextualizar cada teoria estudada a realidade vivida do docente. 

Convoca a educadora a refletir sobre uma real interdependencia entre o ensinar e aprender, entre educador e educando, entre os sujeitos e o conhecimento. 

Com esse cenario Freire desarma o pedagogo que busca em seu livro a solução para as suas difilculdades limitações frente ao educando, pois diferentimente do que possa parecer, esse livro aparece como um raciocinio amplo repleto de embasamentos sociologicos, politicos e psicologico, curioso e criativo.

Considerações finais: esse livro é de mera importancia para minha formação academica e minha vida profissional, dando me subsidios para saber lidar com minha carreira e com alunos. 

Podendo proporciar o que for significativo para o aluno não é um mero receptor da aprendizagem, é um coletivo onde ambos aprendem juntos, tornando assim uma aprendizagem qualitativa. Freire aprofunda seu raciocinio acerca da diferença e adaptar-se a uma situação e inserir-se na mesma situação ou ambiente, não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeito historicos, transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeito éticos(...) é por esta ética inseparavel da prática educativa, não importa se trabalhamos com crianças ou com adultos. 

Foi de grande aprendizagem poder ler este livro. 

Fonte: Youtube
Princesa Isabel-PB, em 08 de outubro de 2022 
Por: Casusa

“LER E ESCREVER NA ESCOLA:



“LER E ESCREVER NA ESCOLA: O real, o possível e o necessário de Délia Lerner”. A ideia que se defende nesse livro é a problemática que está envolvidaentre a obrigação da escola em formar leitores e escritores capacitados. 

Mas são muitas as dificuldades que as instituições enfrentam para atingir esses objetivos, que agrava para que elas deem conta desse papel fundamental que é dar soluções e condições para isso de fato ocorra.

 Teorias e práticas no objetivo para alcançar essa transformação cenária, Délia nos diz em sua re$exão que isso é o que incorpora o forte pensamento francês, que é uma corrente conhecida como didática da matemática, tendo como representantes principaisos nomes Brousseau e Cherallard.

 O direito, contudo torna-se de duplo interesse na aplicação das a atividades de aprendizagem básica, sendo língua e matemática, como o apontador do sucesso ou do fracasso inicial.

 Forma esta, num principio teórico, um apoio no uso social da leitura e da escrita, Lerner leva-nos a entender, de forma anos ajudar, como professores, as formas que entendimento comoferramentas de ensinamento, para o que de fato se forme possíveis leitores e escritores, e comveracidade. 

 Esta importância deve-se ressaltar desde inicio do desenvolvimento da alfabetização do aluno, pois o envolvimento se torna uma ferramenta e eficaz para sua cultura eescrita, e de fato sabemos que se construída conjuntamente, o conhecimento da língua escrita e a linguagem que se escreve, se tornará por um um sucesso obtido. 

Nisso podemos dizer que esse livro de fato é importante para contribuição do pensamento noque se refere à construção positiva da aplicação da teoria na prática; e podemos dizer aindaque nessa esfera, a leitura desse livro se torna necessária em especial para os professores,visto que são eles que estão de fato na linha de frente, lecionando, educando, conduzindo aregência em sala de aula. 

 Se quisermos a ssegurar uma ótima educação, devemos sempreestar buscando melhorias através de pesqu isas e conhecimentos que nos oriente nossas práticas e este é um bom livro que contribui para pensamentos de melhorias nas ações; são palavras que traz conhecimento de aperfeiçoamento, que contribui para a prática de ensino tirando proveitos positivos, dando aporte para que eu e você possamos contribuir no processode desenvolvimento do ensino escolar. 

Fontye: Youtube
Princesa Isabel-PB, em 08 de outubro de 2022 
Por: Casusa

FILME; PRECIOSA, UMA HISTORIA DE ESPERANÇA



Aprovado 
“Cada um emsina um”, com esta frase oferecida pela escola alternativa, onde Preciosa estudará, percebemos que na vida também é assim: cada um ensina um. 

Clarice Preciosa, precisa por ser negra, adolescente, mãe, negligenciada e abusada pela familia. Abuso não somente emocionais, mas físicos e sexuais, tirando dos seus sonhos o direito de ser livre. 

Preciosa também é Clarice, por ser mais uma entre mil “clarices” que passa por este mesmo tratamento todos os dias, no mundo inteiro. Pedagogia inclusiva aprendemos mais do que o simples significado de inclusão social, essa disciplina nos remete a importancia de revermos os conceitos entre o direito e o dever, leis e regras dadas a sociedade. 

O olhar atento do pedagogo capacitado, consegue ver em alunos, como Preciosa, a deficiencia de distubios emocionais no geral, consegue criar caminhos para sanar esses problemas. 

A denuncia, o apelo ao respeito e a busca incessante de resgate da moral e ética de cada pessoa, deve ser feita tambem pelo o pedagogo, no que se refere aos alunos. 

Não somente comida, roupas e moradia, um individuo precisa de carinho, cuidado e respeito, coisas que Preciosa nem de longe conhecia. 

 Esse triste filme nos induz a virar não espectadores que sursam pedagogia, mas pedagogos que se sensibilizam com a realidade e que se capacitam para lidar com situações como as de “Preciosa”, por que “cada um ensina um” 

Fonte: Youtube
Princesa Isabel-PB, em 08 de outubro de 2022 
Por: Casusa

LIVRO: “A ALEGRIA DE ENSINAR”



Esse livro nos faz meditar sobre nós futuros professores, de uma maneira literária e filosófica. 

 O prazer de ensinar da qual o autor nos esclarece é que o educador nunca morre. 

Por isso os educadores de vem ser sempre objetivos, ter a capacidade de induzir o interesse para aprendizado, com amor e satisfação, conduzindo os educandos a encontrar o que pode estar dormindo no seu interior, dando asas a sua criatividade, descobrindo caminhos não percorridos, se tornando livres para expressar seus projetos e opiniões. 

 Algo construído através de materiais recicláveis irá trazer para criança algo inesquecível. 

 O professor não pode deixar escapar o amor para com seus alunos, por mais difícil que seja, encontrando dificuldades financeiras para melhorar expor suas aulas, a ternura nunca pode acabar 

 LIVRO: “A ALEGRIA DE ENSINAR” 

Aprovado O livro ”A Alegria de Ensinar” de rubem Alves, abre uma discurssão sobre a relação professor-aluno- disciplina. 

Para els a disciplina s deveriam ser ensinadas de forma prazerosa. 

Afirma que ser mestre é ter uma missão ensinar a felicidade, que antes de ensinar o educador deveria amar o que faz ter o objetivo desertar sonhos. É uma leitura motivadora, que incentiva o profissional da educação. 

 Com a leitura percebi o grande desafio que é esta profissão, pois, desafioscomo: falta de estrutura, inclusão de alunos especiais, salas lotadas, carga horaria muita extensa, são empencilhos a serem superados, afim de não se perder o amor pela a profissão. 

Devemos planejar aulas que promova uma troca prazerosaentre o professor e o aluno, focar na satisfação de alcançar o objetivo da aprendizagem do aluno e ainda na satisfação de poder fazer a diferença na vida de muitos com sauvidade.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

FILME: A REDE SOCIAL

O Filme narra a história de como surgiu o facebook e seu criador Mark Zuckemberg. 

O filme conta como e para que o facebook foi criado, qual o objetivo maior para sua existência. 

O principal objetivo foi conectar pessoas nos estados unidos e depois no mundo todo, mas a princípio veio de uma brincadeira de adolescente que frustrado por sua namorada o deixar, hacker ou informações de alunos de uma faculdade chamada Harvard, além de criar umas faces mash para comparar garotas na internet. 

Mark Zuckemberg já enfrentara seu primeiro processo acusado de copiar a ideia do facebook de outros alunos. 

Começou a expandir o facebook que era antes chamado de The Facebok. 

 A ideia deu certo e as pessoas começaram a utilizar o facebook. Em todos os continentes virou febre e as pessoas começavam a postar fotos, conhecer pessoas, trabalhar com anúncios e empresas começaram a sondar e perceber que era uma forma de alcançar as pessoas em uma proporção assustadora. 

Hoje o facebook tem 2,7 bilhões de contas ativas em sua plataforma, o grande perigo de se expor nesses tipos de rede social é o mau uso dos dados das pessoas, que são vulneráveis e podem ser influenciadas com propagandas que o facebook pode implementar em suas cabeças. 

Muitas pessoas não sabem ou não se importam como que seus dados são utilizados.

FILME “QUASE DEUSES’



Vivien Thomas era um jovem carpinteiro da cidade de Nashville no ano de 1930, que é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. Ele consegue um emprego para ser zelador no laboratório de cirurgias experimentais Vanderbilt. Lá ele vai trabalhar para o Dr. Alfreed, que logo vê nele mais que um simples homem negro, mas uma pessoa de grande talento e de fácil aprendizagem, o que deixa o médico surpreso. 

A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. 

No laboratório ao lado do Dr. Alfreed, Vivien tem a chance aprender muitas coisas. Pesquisas e experimentos são realizados pelos dois trazendo grandes resultados. 

O Dr. Alfreed Blalock se torna o novo presidente e chefe do departamento de cirurgias do Hospital Universitário John Hopkins e leva que Vivien e sua família junto, para o auxiliá-lo nos laboratórios. 

Em uma festa o Dr. Alfreed conversa com uma médica sobre uma doença no coração que mata muitas crianças, logo o Dr. Alfreed assume a missão de pesquisar uma solução para essa doença conhecida como o caso do Bebê Azul. Muitas pessoas veem com olhos torcidos a presença de Vivien no laboratório pois além de ser negro, ele nunca havia estudado medicina. 

O Dr. Alfreed inicia as pesquisas junto a Vivien, onde começam a fazer testes em cachorros, Vivien se revela mais habilidoso que o Dr. Alfreed, e finalmente eles encontram uma possível solução por meio de uma intervenção cirúrgica, fato que não era visto com bons olhos, pois até então se acreditava que o coração era intocável, muitos médicos pediam que o Dr. Alfred desistisse da cirurgia, mas ele seguiu firme e marcou a data para realizar. 

No momento da cirurgia o médico se sente inseguro e busca seu ajudante, que mesmo não sendo médico sábia exatamente como proceder, o médico o coloca em cima de banco, e Vivien fala todos os procedimentos, e assim a cirurgia é um sucesso. Juntos eles mudaram o rumo da medicina, mas apenas o Dr. Alfreed ficou com os créditos. 

Para o resto da sociedade Vivien Thomas não era médico. Ele não era ninguém. 

Ele era invisível. Vivien deixa o Laboratório, mas não consegue esquecê-lo. Ele pede para retornar ao Hospital. 

O Dr. Alfreed continua com suas pesquisas e Vivien consegue de certa forma seu reconhecimento. 

 Os anos passam e ele se torna o Diretor de Laboratórios do Hospital, quando seu sonho se torna realidade, recebendo o título de Doutor Honoris Causa. 

Mesmo sendo um filme que se passa a partir dos anos 30, podemos usá-lo até hoje como exemplo, do que faz o preconceito, que priva pessoas com talentos extraordinários, com sonhos e objetivos a viver na sombra, felizmente muita coisa mudou, mas a ainda um longo caminho a percorrermos para erradicar de vez da sociedade o preconceito de raça e cor, só conseguiremos isso quando o negro tiver as mesmas oportunidades de estudo, trabalho, lazer, uma forma de combater o preconceito é através da educação, e cabe a nós futuros educadores trabalhar com igualdade, não permitir que em nossa sala, escola e comunidade tenha nenhum tipo de preconceito, que nossos alunos se sinta parte de uma sociedade, que respeita e valoriza todos os tipos de cultura. 

QUASE DEUSES 

Resenha Critica do Filme: 
Quase Deuses O filme conta a história de Vivien Thomas que vivia uma vida simples trabalhando como carpinteiro, até o dia que foi demitido de seu emprego, arrumando posteriormente outro com o Dr. Alfred Blalock, que realizava em seu laboratório cirurgias experimentais geralmente feitas em cães com o intuito de descobrir formas de curar as pessoas de suas determinadas doenças. 

Nos EUA naquela época os negros eram discriminados, separados como classe inferior e eram destinados a não frequentar os mesmos ambientes que os brancos.

Nesse contexto o Dr. Alfred identifica em Vivien muito talento e inteligência e uma facilidade muito grande de aprendizagem e dessa forma ele começa a trabalhar para o Dr., e dessa forma os dois juntos realizam pesquisas e experimentos com grandes resultados positivos. 

 A história avança e o Dr. Alfred se torna o novo presidente e chefe do departamento de cirurgias do Hospital Universitário John Hopkins e Vivien vai junto para auxiliá-lo. 

Logo o Dr. Alfred assume a missão de pesquisar uma solução para uma doença conhecida como "o caso do Bebê Azul" (cianose), manifestada por um problema cardíaco. 

Muitas pessoas veem de forma negativa a presença de Vivien no laboratório, pois além de ser negro, ele nunca havia estudado medicina por conta da sua situação financeira. 

Finalmente depois de muitos estudos ele s encontram uma possível solução para o caso de cianose, por meio de uma intervenção cirúrgica (fato que não era visto com bons olhos, pois até então se acreditava que o coração não poderia ser operado) e junta eles mudaram o rumo da medicina. 

 A crítica do filme gira em torno do fato de que apenas o Dr. Alfred ficou com os créditos, pois para o resto da sociedade Vivien Thomas não era considerado médico. 

Dessa forma Vivien decide deixar o Laboratório, mas não consegue esquecê-lo, e assim ele pede para retornar ao Hospital e o Dr. Alfred continua com suas pesquisas e Vivien consegue de certa forma seu reconhecimento. 

Os anos passam e ele se torna o Diretor de Laboratórios do Hospital. 

Dr. Vivien Thomas, nunca cursou o curso de medicina, mas ainda assim, com sua determinação e foco ele mudou o rumo das pesquisas e ensinou diversos médicos nos processos das cirurgias cardíacas merecendo assim esse reconhecimento.

O FILME: A ONDA



Neste filme a onda trás o dia-a-dia de uma turma em sala de aula e a experiência de um professor. 

 O senhor Rainer Wenger ao tentar aplicar deforma pratica com que facilidade um regime totalitário poderia ser implantado na Alemanha pós segunda-guerra. A intenção do professor era fazer com que os alunos assumissem uma postura crítica perante os comportamentos existentes. 

No entanto as Ideias que o professor Wenger inicialmente tenta incutir em sua classe cresce de forma acelerada e perigosa na cabeça dos alunos, saindo do controle rapidamente. 

Assim formando o grupo de jovens que é denominada como "a onda”, e os mesmos passa a se ver como algo a parte da sociedade, como uma associação seleta. 

O que começará como apenas uma aula sobre princípios da autocracia vira uma bola de neve para a qual arrastam o professor sem que ele perceba, criando manifestações, comportamentos violentos, vandalismo e isolamento de pessoas com ideias contrárias. 

Quando Wenger se dá conta do caminho que sua aula está tomando tenta retroceder, para mostrar a turma o que havia acontecido naquela curta semana, como eles haviam passado de turma dispersa, de sujeitos que pensavam de forma individualista para uma comunidade articulada e forte em suas crenças, mas que pecava ao fechar os olhos para a sociedade real na qual estavam inseridos. 

Assim podemos perceber o poder do professor como influenciador de ideias e nos mostra a importância das orientações vindas dos professores são fundamentais para o crescimento dos jovens.

A EDUCAÇÃO PROIBIDA



Educação Proibida é um documentário que apresenta o crescimento representativo da educação no período militar. 
Foi elaborado através de uma pesquisa que ouviu a opinião de vários professores e envolvidos com o processo educativo sobre tradicional. Apesar da importância que esse período representa para a consolidação observamos que esse modelo educativo foi baseado nas regras militares, e tinha características que incentivavam a competição, a rivalidade e a valorização do capitalismo. 

O aluno era preparado para ser inserido no sistema, obedecer às regras impostas pelo governo, e se adaptar ao capitalismo. Nos dias atuais, apesar das significativas mudanças observadas nos processos de ensino, principalmente nos moldes da alfabetização, percebemos que alguns hábitos adquiridos com o ensino tradicional, ainda persistem. 

Neste contexto, verificamos a importância da reflexão da teoria histórica e atual dos modelos de educação, para que através do domínio do conhecimento possamos planejar a nossa prática como educadores, em busca de métodos que promovam uma aprendizagem eficaz e significativa ao aprendente. 
Fonte: Youyube
Por: Valdemar Casusão 
Princesa Isabel-PB, em 24/10/2022

domingo, 23 de outubro de 2022

FILME: DERREPENTE UMA FAMILIA

O filme conta a história de um casal que não tinha filhos e após uma conversa informal, acabam criando coragem e indo parar em um cursinho para testar suas habilidades como pais. Apesar deste drama ter trazido com uma boa dose de humor, ele nos remete a realidade de diversas crianças que vive fora de um lar. 

Após conhecer uma adolescente Lizzi em uma espécie de feira para adoção decidem em adotá-la, o que daí já gera a primeira problemática real de várias crianças, pois a adolescente também trazia consigo mais dois irmãos menores Juan e Lita. 

Ainda no processo de adoção o casal participa regularmente de reuniões com outros casais que também se encontram na mesma situação, e com duas Assistentes Sociais que conduzem os encontros, onde cada qual relatam suas dificuldades e seus acertos com os novos pais. Nos estados unidos o processo de adoção se inicia com acolhimento das crianças, tudo dando certo, após este período de adaptação, pode assim partir para adoção definitiva. 

O filme nos mostra os prós e os contra deste processo, pois se as novas famílias não se adaptarem, partindo de qualquer lado, pode haver desistência, por outro lado, mostra também a angústia e o medo que ambos sofrem com esta possibilidade. 

E para completar o casal vive a experiência do contato com a mãe biológica das crianças, o comportamento agressivo delas ao retornarem dos encontros com a mãe e a dificuldade dessa adaptação como uma nova família, ainda mais quando as crianças sofrem com a turbulência de sofrimentos de abandono, a começar pela própria mãe que além de os abandona, estava presa por tráfico de drogas e outros delitos não levado em consideração no filme. 

Logo, o filme agregou muitos conhecimentos que foram  pertinentes, para este momento de minha graduação em serviço social, além disso contribuiu bastante para minha formação e faz parte da demanda do dia a dia do profissional Assistente Social.

Enviado Gil

Por: Valdemar Casusâo
Princesa Isabel-PB, 24/10/2022

CURSO BÁSICO DO CADASTRO ÚNICO


Realizei o curso “CADASTRO ÚNICO, CONHECER PARA INCLUIR” fiz na modalidade EAD e na plataforma do Ministério da Cidadania, com carga horária de 24 horas, foi essencial para agregar mais conhecimentos nesta área, tendo em vista que sou acadêmico do curso de Serviço Social. 

 Neste curso pude compreender o quanto é ampla essa área de assistência social e sua política pública através de projetos e programas os quais contribuem para diminuir as expressões da questão social e a vulnerabilidade social. 

Portanto, o curso foi de grande importância para enriquecer meus conhecimentos enquanto estudante de serviço Social. 

Por: Valdemar Casusão


PARTICIPAÇÃO EM FÓRUM I e II

O assistente social deve planejar e atuar contra essas demandas determinantes de questões sociais, através de projetos sociais, elaborando perante as leis que regime os parâmetros legais para um confortem diante essas desigualdades humanas, as políticas públicas é um direito do cidadão e dever do estado cumprir com todos requisitos que venha beneficiar as famílias em estado de vulnerabilidades sociais, diminuindo: a miséria, pobreza, cultura, habitação. Por Fábio Júlio ? Genelice 19/10/22 


PARTICIPAÇÃO EM FÓRUM  II

A atuação do Assistente Social é de grande importância no enfrentamento das demandas sociais através de projetos sociais junto ao estado para contribuir com benefícios as famílias em situação de vulnerabilidade em ter acesso a: Educação, Habitação, Saúde, Moradia e Lazer. Tentar diminuir as desigualdades sociais trazida pelo capitalismo. Enviado por: Fábio Júlio

DOCUMENTARIO: O CÁRCERE E A RUA I

O Cárcere e a rua, Documentário dirigido por Liliana Sulzbach e lançado em 2004. 

O filme documentário narra a história de três mulheres presidiárias que buscam recomeçar a vida, procurando novos significados que as tornem pessoas livres, e donas da liberdade delas. 

Cláudia, a presidiaria mais antiga da penitenciária madre pelletier, casa de detenção feminina da cidade de porto Alegre, será solta em breve, após 28 anos de prisão. 

Bethânia, condenada a 15 anos de reclusão, acaba de progredir para o regime semiabertos. 

Daniela, de 19 anos, chega a penitenciária vivendo uma situação dramática: gravida, foi condenada por ter matado o primeiro filho.

 As histórias dessas três mulheres formam o eixo central, cada uma a sua maneira, lidam com a difícil transição entre dois mundos- o de fora e o de dentro das grades. 

O filme é um retrato sobre a perca de referências e identidade, o confrontamento com as consequências dos próprios atos e a dura realidade. 

 Por: Casusa

FILME: NENHUM A MENOS 2

O filme trata a hist´ória de uma professor que vê a necessidade de se afastar da escola pelo periodo de 1 mês para cuidar da mãe que está doente. 

porém ele não pode deixar a escola daquele pequeno vilarejo sem professor, então ele incombe a pequena Wei Minzhi de apenas 13 anos e que mal sabe ler e escrever , da função de tomar conta daquela pequena escola de apenas uma sala. 

Para convencer a pequena dessa tarefa o mesmo propoem que a menina conseguir manter todos alunos em sala por este periodo, no seu retorno, o mesmo gratificaria ela com dinheiro. 

Porém no decorrer, uma aluna desaparece uma talentosa atleta, porém ela tenta impedir que a mesma vá embora, porem há dificuldades pois a mesma estaria partindo para a cidade a fim de aperfeiçoar seu dom. 

Porém essa situação ela se esforça ao maximo para nenhum mais estudante deixe de ir as aulas. 

 O filme relata o esforço de um aluno não pelo aprendizado, mas pelo financeiro disposto por seu professor, a realidade de muitos estudantes no brasil, que recebem bolsa somente se tiver frequentado a escola.

FILME: NENHUM A MENOS

Baseado em “Existe um Sol no Céu”, é um filme didático que nos oferece várias fontes para uma ampla visão da crise da educação. 

O tema abordado pelo cineasta Zhang Yimou é a evasão escolar retratada pela trajetória de uma “ pequenina” professora substituta que tenta manter seus alunos na escola . 

 A história ocorre num povoado pequeno e pobre chinês – Shuixian na região das montanhas, zona rural, onde o professor Gao que há seis meses não recebe salário tem que deixar o povoado porque sua mãe está doente. 

 O prefeito consegue uma professora substituta para um mês por 50 yuan do povoado vizinho. A mesma chama se Wei Minzhi e tem apenas 13 anos de idade e nem passara pelo ginásio.

 A pequena professora não demonstrara nenhuma experiência. Professor Gao parte prometendo 10 yuan a mais caso ela não perca mais nenhum aluno pois ele começara com 40 alunos e só haviam 28 frequentando as aulas.

 A evasão da trama é porque as crianças precisam trabalhar para ajudar suas famílias. Wei perde uma aluna para uma escola da cidade por seu potencial atlético e ajuda que seus pais iriam receber. 

 Quando o menino Zangh vai para a cidade em busca de trabalho para ajudar sua mãe que está muito doente e sua família endividada ela decide ir buscar o menino. 

 Em sua busca Wei passa grandes dificuldades até que obtem a compaixão de um diretor da emissora de TV que decide ajuda-la. 

 Ela participa do programa de grande audiência onde a população se comove e ajuda os dois a regressar ao pequeno povoado levando para com eles doações de material escolar e dinheiro ao qual a família do garoto consegue pagar suas dívidas e uma nova escola com infraestrutura adequada fora construída.

 A professora volta para casa, mas, todos os anos, vai até o povoado de Shuixian para visitar os alunos.

 A pequena e notável professora substituta Wei que se torna uma gigante no desenrolar da história mostra-nos que apesar da precariedade, dos obstáculos devemos estar sempre lutando pelos ideais e objetivos que com de terminação, coragem, persistência, disciplina, respeito, amor: NENHUM A MENOS. 

 O filme mostra como nós, professores, podemos mudar a vida de nossos alunos. 

Não precisamos ser grandes heróis, mas, certamente, podemos contribuir para seu desenvolvimento como alunos, desenvolvimento afetivo e emocional.

FILME: GARAPA

Em Garapa, José Padilha documenta em seu filme a rotina de três familia de Fortaleza e do interior do Ceará, o mesmo retrata diversas expressões da questão social, mostra como a fome, em toda sua concretude, acaba moldando certo de vida, com reflexos em todos os aspectos do cotidiano de uma familia, mesclando sentidos sociais aos pessoais. 

O título vem da realidade crucial das mães de familias que preparam uma infusão de agua com acucar para enganar a fome de suas crianças. 

 Logo no começo é mostrado as crianças com corpos nus, revelando as consequencias da subnutrição, expostas a condições insalubres. Lucia , Robertina é a familia de Rosa mostra condições diferentes no documentario, e retrata uma população desassistida pelo o poder publico por falta de uma politica de assistencia, onde o coronelismo e a politica classica é evidente e estabelece padrões entre as relações de classes sociais, no qual os direitos da cidadãos são negados. Quanto mais distantes dos grandes centros urbanos residir a população menos acessos a serviços básicos como educação, saúde e assistencia ela terá. 

A Assistente Social ainda acompanha a familia de Lucia, ainda que de forma vaga a mãe recebe acompanhamento da area de saude, por conta do crescimento da filha mais nova que é desnutrida, recebe informações sobre o planejamento familiar, cuidados com a saude e higiene da familia, porém o pai que é alcolatra não é assistido por nenhum orgão competente.

 As outras familias residentes na zuna rural são ainda mais excluídas, uma recebe o beneficio do governo federal (fome zero), uma quantia irrizoria, porém é de suma importancia, sendo esta a única fonte de renda . visto que o clima não favorece a agricultura, atividade exercida pelas familias residentes na zuna rural.

 A familia que reside mais distante é a que mais sofre com a falta de assistencia por parte dos órgãos competentes. 

A moradia precária, insalubredade, doenças, falta de planejamento familiar até porque a genitora desconhece a eficácia dos remédios contraceptivos, a mesma também não possui qualquer documento pessoal e aguarda retorno da juiza local, porém sem nehuma resposta. 

Contudo foi relevante o conteudo abordado no documentário para formação acadêmica enquanto estudante de serviço social, pois, mostra que apesar das contradições de trabalho não serem favoraveis a assistencia social não deixou de fazê-lo, utilizando o dialogo como instrumento para mediar situações, inspirando o desejo de buscar garantir o comprimento dos direitos daqueles que se encontram desassistidos por se encontrarem distantes dos grandes centros. 

Por Casusa

FILME ANJO DO SOL

O filme anjos do sol relata a grande desigualdade social no brasil, de pessoas de baixo nível de vulnerabilidade, tendo que comercializar suas próprias filhas.

 Adolescentes menores de idade sem culpa nenhuma dos acontecimentos familiares, vendem seu próprio corpo, em troca recebem migalhas de comida, sem acesso nenhum a: educação, lazer, habitação, saúde, e ainda por cima são violentadas, se não cumprir as ordens. Ema extrema capitalização de venda de corpo como se fosse uma mercadoria. 

Uma história muito triste que me fez compreender o que é uma desigualdade social, e tenho certeza que contribuiu demais para minha formação em serviço social, futura assistente social.

 (Por: Fábio Júlio)

PALESTRA AO VIVO NO POLO DA UNIP PRINCESA ISABEL-PB.

No dia 21 de setembro de 2022, participei como acadêmico de Serviço Social, na sede da UNIP, polo de Princesa Isabel -PB, de um bate papo denominado " Roda de Conversa" com vários universitários de diferentes cursos. 

 Na ocasião foi debatido sobre o tema: campanha setembro amarelo: mês de prevenção e combate ao suicídio ministrada pela Assistente Social: Aline Paula leite. Portanto o assunto contribui para minha graduação em Serviço Social, tenho certeza do conhecimento adquirido para mim como futuro Assistente Social. Enviado 

Por: Fábio Júlio 18/10/2022

LIVRO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA



O Serviço Social desempenha uma educação inclusiva, garantindo os direitos e deveres, cumprindo as regras da normatização da assistência social em prol da população. 

 O assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um possui e suas responsabilidades no meio educacional, tornando a família e a escola mais próximas, para que juntos possam contribuir na formação de novos cidadãos. 

 O surgimento da escola no Brasil e no mundo é uma questão social, na educação veremos também a política educacional brasileira e por fim, a educação como estratégia de inclusão e mudança.


 Através dessa pesquisa será visto a importância do serviço social e da educação juntas e suas contribuições à sociedade, uma vez que é fundamental que os assistentes sociais estejam sempre em parceria com a família e escola para desenvolver a vida escolar e social dos alunos a fim de torná-los cidadãos e conhecedores dos seus direitos. 

 A introdução do serviço social na educação e sua contribuição é um tema com ampla importância na administração educativa... 

Por Fábio Julio ? Genelice 18/10 /22

O FILME A CORRENTE DO BEM



Envida EM 20/10 / 2022 

Este filme relata uma história tragica e que pode servir de aprenzado para muitas pessoas que acham que fazer o bem é algo muito dificil e distante. 

Este filme conta a história de um menino que acreditava que o bem poderia curar a todos os males da humanidade e passa a dividir essa ideia com o seu professor. 

No inicio o que parecia ser uma fantasia de criança , ganha uma grande proporção e é formada a corrente do bem. 

Esta corrente tem o ideal de ajudar pessoa, exemplo; você recebe ajuda de alguem e passa isso adiante. Nós educadores devemos seguir o exemplo do filme, lançar uma corrente do bem, incentivando, mostrando bons caminhos aos alunos, buscando exemplos de bondade e honestidade. 

Plantar o bem o bem, ensinar com amor tentar extrair o que a de melhor em seus alunos, mesmo diante das dificuldades nunca desistir. 

Pois cada um nasce com uma missão e quando você opta por ser educador ou pedagogo tem como dever ensinar e contribuir para construção de uma sociedade mais digna formada por verdadeiro cidadão. 

Fonte: Youtube 

Princesa Isabel-PB, 08/10/2022 
Por:Valdemar  Casusão

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS _ Pedagogia



Não enviado O filme “Sociedade dos Poetas mortos” é uma obra cinematografica dirigida Peter Wes. A Academia Welton era uma escola de ensino rígido. 

O professor de literatura Jonh Keating (Robin Williams) chega no inicio do ano letivo com métodos e ferramentas pouco ortodoxos para ensinar. 

Eles estimulavam os alunos a pensar e não apenas armazenar informações em sua mente, ele interage com a turma trabalhando no coletivo, mas tambem no individual levando os alunos a explorar o melhor de si. 

Entretando sua metodologia não foi aceita pelos os pais, professores e diretores da Academia Welton, ocasionando na demissão de Keating, por conta dos diversos resultados de suas aulas. 

Buscando compreender a historia da educação, podemos indetificar no filme a escola tradicional, onde o aprendizado ocorre de maneira mecanica: 

O professor fala e o aluno ouve. Não é permitido incluir as esperiencias do dia a dia no processo de aprendizagem, não existe interação entre professor e aluno ou até mesmo entre os proprios alunos. 

Contudo, os metodos de ensino do professor Jonh Keating é exemplo a ser seguido, pois o pedagogo deve observar seu aluno, levar em conta seus conhecimentos prévios, seus interesses e entãocontribuir para que eleconstrua seu conhecimento. É importante entender que o aluno aprende vivenciando e obtendo experiencias, e somente a partir daí, o professor irá formar um individuo com autonomia, que interage com a sociedade e é defensor de suas próprias ideias.

Por: Valdemar Casusão
Princesa isabel-PB, em 23/10/2022

LIVRO: O SISTEMA ÚNICO DA ASSISTENCIA SOCIAL



Enviado Gil 
Se até pouco tempo o tema da política de assistência social mobilizava sobretudo o interesse dos profissionais e pesquisadores da área de serviço social, hoje a interlocução é outra. 

 Milhares de novos trabalhadores de distintas áreas, milhares de gestores públicos de entidades privadas e os milhões de novos sujeitos de direitos compõem um multifacetado e ávido seguimento social, que no cotidiano são desafiados a construir a nova matriz do Sistema Único de Assistência Social o SUAS, com suas virtudes e vicissitudes, diriam as autoras.  Para este vasto público, a leitura deste livro é preciosa. 

Trate-se de uma obra que reúne de maneira instigante um belo e amplo observatório da política pública de assistência social hoje. 

 Ao examinar o tema tão relevante, expondo a difícil dialética da sua realidade em movimento, a equipe de autoras nos presenteia com uma feliz oportunidade de preparar melhor o estudo de intervenção profissional nesta complexa, fundamental, e não poucas vezes mal compreendida, política social. 

A leitura deste livro contribuiu de forma essencial, para agregar mais conhecimentos na minha formação acadêmica no curso de Serviço Social. 

Por: Valdemar Casusão, 
Princesa Isabel-PB, 23/10/2022

INCLUSÃO DO BOLSA FAMILIA NO CALCULO DE RENDA FAMILIAR DO BPC

No dia 25 de junho de 2025, o Governo Federal publicou o Decreto nº 12.534, que promove mudanças relevantes na regulamentação do Benefício d...