Neste filme a onda trás o dia-a-dia de uma turma em sala de aula e a experiência de um professor.
O senhor Rainer Wenger ao tentar aplicar deforma pratica com que facilidade um regime totalitário poderia ser implantado na Alemanha pós segunda-guerra.
A intenção do professor era fazer com que os alunos assumissem uma postura crítica perante os comportamentos existentes.
No entanto as Ideias que o professor Wenger inicialmente tenta incutir em sua classe cresce de forma acelerada e perigosa na cabeça dos alunos, saindo do controle rapidamente.
Assim formando o grupo de jovens que é denominada como "a onda”, e os mesmos passa a se ver como algo a parte da sociedade, como uma associação seleta.
O que começará como apenas uma aula sobre princípios da autocracia vira uma bola de neve para a qual arrastam o professor sem que ele perceba, criando manifestações, comportamentos violentos, vandalismo e isolamento de pessoas com ideias contrárias.
Quando Wenger se dá conta do caminho que sua aula está tomando tenta retroceder, para mostrar a turma o que havia acontecido naquela curta semana, como eles haviam passado de turma dispersa, de sujeitos que pensavam de forma individualista para uma comunidade articulada e forte em suas crenças, mas que pecava ao fechar os olhos para a sociedade real na qual estavam inseridos.
Assim podemos perceber o poder do professor como influenciador de ideias e nos mostra a importância das orientações vindas dos professores são fundamentais para o crescimento dos jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário