Baseado em “Existe um Sol no Céu”, é um filme didático que nos oferece várias fontes para uma ampla visão da crise da educação.
O tema abordado pelo cineasta Zhang Yimou é a evasão escolar retratada pela trajetória de uma “ pequenina” professora substituta que tenta manter seus alunos na escola .
A história ocorre num povoado pequeno e pobre chinês – Shuixian na região das montanhas, zona rural, onde o professor Gao que há seis meses não recebe salário tem que deixar o povoado porque sua mãe está doente.
O prefeito consegue uma professora substituta para um mês por 50 yuan do povoado vizinho. A mesma chama se Wei Minzhi e tem apenas 13 anos de idade e nem passara pelo ginásio.
A pequena professora não demonstrara nenhuma experiência. Professor Gao parte prometendo 10 yuan a mais caso ela não perca mais nenhum aluno pois ele começara com 40 alunos e só haviam 28 frequentando as aulas.
A evasão da trama é porque as crianças precisam trabalhar para ajudar suas famílias. Wei perde uma aluna para uma escola da cidade por seu potencial atlético e ajuda que seus pais iriam receber.
Quando o menino Zangh vai para a cidade em busca de trabalho para ajudar sua mãe que está muito doente e sua família endividada ela decide ir buscar o menino.
Em sua busca Wei passa grandes dificuldades até que obtem a compaixão de um diretor da emissora de TV que decide ajuda-la.
Ela participa do programa de grande audiência onde a população se comove e ajuda os dois a regressar ao pequeno povoado levando para com eles doações de material escolar e dinheiro ao qual a família do garoto consegue pagar suas dívidas e uma nova escola com infraestrutura adequada fora construída.
A professora volta para casa, mas, todos os anos, vai até o povoado de Shuixian para visitar os alunos.
A pequena e notável professora substituta Wei que se torna uma gigante no desenrolar da história mostra-nos que apesar da precariedade, dos obstáculos devemos estar sempre lutando pelos ideais e objetivos que com de terminação, coragem, persistência, disciplina, respeito, amor: NENHUM A MENOS.
O filme mostra como nós, professores, podemos mudar a vida de nossos alunos.
Não precisamos ser grandes heróis, mas, certamente, podemos contribuir para seu desenvolvimento como alunos, desenvolvimento afetivo e emocional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário