Destaca a necessidade de uma relação dual onde quem ensina deve está preparado para aprender e repudia a simples transmissão de conhecimento.
Salienta a valorização dos saberes do educando, assim como a compreensão das suas diferenças podem despertar em si, como educador a capacidade de perceber e contextualizar cada teoria estudada a realidade vivida do docente.
Convoca a educadora a refletir sobre uma real interdependencia entre o ensinar e aprender, entre educador e educando, entre os sujeitos e o conhecimento.
Com esse cenario Freire desarma o pedagogo que busca em seu livro a solução para as suas difilculdades limitações frente ao educando, pois diferentimente do que possa parecer, esse livro aparece como um raciocinio amplo repleto de embasamentos sociologicos, politicos e psicologico, curioso e criativo.
Considerações finais: esse livro é de mera importancia para minha formação academica e minha vida profissional, dando me subsidios para saber lidar com minha carreira e com alunos.
Podendo proporciar o que for significativo para o aluno não é um mero receptor da aprendizagem, é um coletivo onde ambos aprendem juntos, tornando assim uma aprendizagem qualitativa.
Freire aprofunda seu raciocinio acerca da diferença e adaptar-se a uma situação e inserir-se na mesma situação ou ambiente, não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeito historicos, transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeito éticos(...) é por esta ética inseparavel da prática educativa, não importa se trabalhamos com crianças ou com adultos.
Foi de grande aprendizagem poder ler este livro.
Fonte: Youtube
Princesa Isabel-PB, em 08 de outubro de 2022
Por: Casusa

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