Aprovado
“Cada um emsina um”, com esta frase oferecida pela escola alternativa, onde Preciosa estudará, percebemos que na vida também é assim: cada um ensina um.
Clarice Preciosa, precisa por ser negra, adolescente, mãe, negligenciada e abusada pela familia.
Abuso não somente emocionais, mas físicos e sexuais, tirando dos seus sonhos o direito de ser livre.
Preciosa também é Clarice, por ser mais uma entre mil “clarices” que passa por este mesmo tratamento todos os dias, no mundo inteiro.
Pedagogia inclusiva aprendemos mais do que o simples significado de inclusão social, essa disciplina nos remete a importancia de revermos os conceitos entre o direito e o dever, leis e regras dadas a sociedade.
O olhar atento do pedagogo capacitado, consegue ver em alunos, como Preciosa, a deficiencia de distubios emocionais no geral, consegue criar caminhos para sanar esses problemas.
A denuncia, o apelo ao respeito e a busca incessante de resgate da moral e ética de cada pessoa, deve ser feita tambem pelo o pedagogo, no que se refere aos alunos.
Não somente comida, roupas e moradia, um individuo precisa de carinho, cuidado e respeito, coisas que Preciosa nem de longe conhecia.
Esse triste filme nos induz a virar não espectadores que sursam pedagogia, mas pedagogos que se sensibilizam com a realidade e que se capacitam para lidar com situações como as de “Preciosa”, por que “cada um ensina um”
Fonte: Youtube
Princesa Isabel-PB, em 08 de outubro de 2022
Por: Casusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário