quinta-feira, 27 de outubro de 2022

O NOME DA ROSA


O filme narra a história de terríveis eventos (assassinatos) em um mosteiro no norte da Itália, no ano de 1327 D.C, no Século XIV, mostra com perfeição as principais características desse século, sendo marcante na educação. 
os filhos dos nobres recebem a educação (cultura bem-estar) com os religiosos, que são os letrados. Aos pobres sobram restos, misérias e torturas, e o pouco que possuem “doam” a igreja, reservando assim o seu lugar no céu. 
A influência da igreja é tamanha, pois ela é o centro de tudo. É o tempo da inquisição. Existem vários tipos de ordens religiosas, mas, destacam-se duas: Beneditinas e Franciscanas.

A ordem beneditina é contra o riso e a qualquer característica de alegria.... “ Um monge não deve falar sobre seu pensamento, sorrir, falar em risos …” “.... Sem temor não pode haver fé…”. 

A ordem Franciscana o riso é infalível, já que seu precursor São Francisco de Assis era alegre e espontâneo, entram assim em choque. 

Diante dessa controvérsia, destacam se a importância negativa ou positiva dos livros, que ressaltam a comédia e a dúvida, é escrita em gregos (Aristóteles é o principal), precisando assim de tradutores, “.... A dúvida é inimiga da fé...”. 

Enquanto que, para os Franciscanos a importância desses livros é tamanha, pois além de serem questionadores, valorizam a vida. 

Sem dúvida é filme muito inteligente e enigmático, faz o espectador pensar e o prende até o fim, onde se desvendamos mistérios. 

Retrata com perfeição, ou seja, teocentrismo; a educação voltada para os nobres e religiosos, a riqueza acumulada pela igreja, através de sua manipulação, a inquisição que tinha como objetivo a investigação, mas é deturpada pelos os próprios religiosos, resultado em mortes e tortura desvairadas. 

Portanto é um riquíssimo material para ser explorado em sala de aula, do magistério a universidade. 

Logo, a história do filme nos leva a refletir sobre desigualdade social, pois como acadêmico de serviço social pude perceber que as pessoas recebem um tratamento diferenciado, uns dos outros, onde os filhos dos nobres recebem a educação (cultura bem-estar) com os religiosos, que são os letrados. Aos pobres sobram restos, misérias e torturas, e o pouco que possuem “doam” a igreja, reservando assim o seu lugar no céu.  ou seja, sem equidade nenhuma, além disso o filme traz um material importante que agrega conhecimentos na minha graduação em serviço social.

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUSÃO DO BOLSA FAMILIA NO CALCULO DE RENDA FAMILIAR DO BPC

No dia 25 de junho de 2025, o Governo Federal publicou o Decreto nº 12.534, que promove mudanças relevantes na regulamentação do Benefício d...