sábado, 30 de setembro de 2023

POLITICAS PUBLICAS DE ASSISENCIAS SOCIAIS

 



O curso Políticas Públicas de Assistência Social foi feito na via internet com carga horária de 10 horas e destina-se a servidores públicos, especialmente aos que iniciam sua trajetória na gestão municipal. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, estão autorizados a realizar o curso.

Este curso é uma ótima oportunidade para quem é assistentes sociais ou estudantes de serviço social, gestor municipal, pois, pretende oferecer elementos conceituais e práticos para a atuação eficiente no campo socioassistencial, tendo como ênfase as provisões do poder executivo local no atendimento das pessoas que se encontram em situação de pobreza, ou que possuem vínculos familiares fragilizados ou rompidos em virtude de violência ou de violações de direitos.

Neste curso aprendi a conhecer a assistência social como política pública de estado e a importância de sua constitucionalização caracterizando os princípios, as diretrizes e os objetivos e reconhecer os arranjos de gestão, os fluxos de decisão, as estruturas de monitoramento e de controle social da política de assistência social.

Aprendi também a identificar o papel e os desafios dos entes federados na execução desta política, detalhar os principais programas e benefícios relacionados ao campo sociassistencial, listar os serviços tipificados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); além de identificar oportunidades de projetos na Política de Assistência Social entre outros...

Contudo, o curso foi de extrema importância neste momento de minha graduação em serviço social, pois adquiri conhecimentos essenciais para minha formação e para a vida.

EXERCICIO Nº 01

1 – Considerando o conhecimento sobre a política pública de assistência social...

Resposta: letra “E” Planejamento e execução...

2 – Início do século XX...

Resposta: letra “D” Benefício de Prestação Continuada (BPC) ...

3 – O período Pós-promulgação CF 1988...

Resposta: letra “B” No governo de FHC

4 – Como Política de Proteção Social...

Resposta letra “”E” Segurança Pública...ERREI

EXERCICIO Nº 02

1 – O artigo 2º DA Lei orgânica...

Resposta: letra “C” A assistência social tem por finalidade...ERREI

2 – Um dos aspectos mais importantes...

Resposta: letra “E” A Proteção Social Básica não Atua...

3 – Assistência Social...

Resposta: letra “D” Os Conselhos de Assistência Social são órgãos máximo...

4 – Programa Criança Feliz...

Resposta: letra “C” Avaliação pela M. das Cidades...

5 – Considerando o PACTO FEDERATIVO

Resposta: “A” entende-se por PACTO FEDERATIVO ERREI

6 – Entre os desafios

Resposta: letra “E” fortalecer prática clientelista.

EXERCÍCIO Nº 03

1 – De acordo Com artigo 24 da Lei: Nº 8.742/93

Resposta: letra “B” Programa Bolsa Família.

2 – Portal observatório da previdência...

Resposta: letra “B” Todos municípios independentes...

3 – Conhecido como LOAS ou BPC...

Resposta: letra “ O BPC é um benefício...

4 – Os Beneficio Eventuais

Resposta: letra “C” Invalidez

5 – Os Serviços de Proteção Social básica.

Resposta: letra “ A” compõe a oferta

6 – As instituições de Longa Permanência...

Resposta: letra “B” Familiares...

7 – Os _______ de Natureza não constrói

Resposta: letra “D” Projetos ERREI

8 – Os projetos de Assistência social...

Resposta: letra “E” contratação de equipe...ERREI

9 – Acerca Da organizações

Resposta: letra “C” O gestor Municipal pode apoiar... ERREI

10 – As organizações da sociedade Civil

Resposta: letra “D” para que uma organização receba.

EXERCICIO Nº 04

1 – O Sistema único de assistência social

Resposta: letra “D” é pré-requisito...

2 – Defesa Civil...

Resposta: letra “B” cabe a união cofinanciar...

3 – Não se faz política sem orçamento público...

Resposta: letra “C” Compete ao poder legislativo...

4 – Gestão Orçamentária

Resposta: letra “E” Tanto o planto quanto o demonstrativo...

FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

 





O curso Formação em Políticas Públicas Para a Juventude foi desenvolvido em 2021 pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Tem objetivo de capacitar profissionais, jovens gestores, coordenadores e conselheiros e demais interessados na temática para a formulação e implementação das políticas públicas para a Juventude, que promovam e façam valer os direitos e os anseios da juventude brasileira. O curso foi feito via internet e possui carga horária de 30 horas.

Neste curso que me proporcionou reconhecer o conceito de juventude e o cenário histórico referente à participação do jovem no processo sócio-político brasileiro, entendi também os direitos da juventude constantes na Constituição Federal, Estatuto da Juventude e demais legislação infraconstitucional, assim como a estrutura e execução das políticas de juventude.

Entendi também o conceito, definição e ciclo das Políticas Públicas, além de identificar os instrumentos de formulação, avaliação e monitoramento de políticas públicas, conheci as principais características do sistema federal de planejamento e orçamento públicos, além da  importância dos espaços de participação no debate público, os direitos da juventude de acordo com nossa legislação e os principais programas, também conheci as principais características e diretrizes das políticas de juventude, nos âmbitos local, estadual e federal, identifiquei os instrumentos de parcerias realizados entre a Administração Pública Direta e Indireta e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, instituições privadas e organismos internacionais.

“Portanto esse evento contribuiu muito nos meus conhecimentos como Acadêmico de serviço social e principalmente me fez refletir bastante sobre o meu futuro profissional após a minha formação.

EXERCICIO Nº 01

PROTEÇÃO A DIREITOS HUMANOS: PREVENÇÃO E PROIBIÇÃO DA TORTURA

 


O curso Proteção a Direitos Humanos: Prevenção e Proibição à Tortura foi desenvolvido pela ENAP, em parceria com Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em 2020, tem uma carga horária de 30 horas e foi feito na modalidade EAD.

O objetivo deste curso é capacitar estudantes e profissionais que atuem ou venham a atuar na garantia, defesa e promoção e combate a tortura.

O curso integra o Programa Nacional de Educação Continuada, e visa promover os conhecimentos e aplicar os conceitos e princípios aprendidos acerca dos Direitos Humanos como meio de transformação social, desenvolvimento da autonomia e emancipação do sujeito de direitos, com sensibilização e formação da consciência crítica.

No Brasil, a tortura é proibida pela Constituição Federal, sendo insuscetível a anistias ou a fiança, e foi definida. Entretanto, ainda é utilizada em abordagens profissionais da segurança pública para obter confissões, para castigar pessoas privadas de liberdade, entre outras situações.

Com esse curso aprendi definir o conceito de tortura, a identificar os grupos mais vulneráveis à prática da tortura, atentando-se à legislação que se aplica a cada grupo e a referências a dados estatísticos.

Consegui identificar quais as responsabilidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no enfrentamento à tortura, além de distinguir as responsabilidades e atribuições dos diversos órgãos criados para combater a tortura no Brasil.

Conheci a metodologia adotada para elaboração de Relatórios de Mecanismos e prevenção e combate à tortura. A vulnerabilidade à tortura é acentuada em pessoas privadas de liberdade, negros, população LGBT, mulheres, crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com transtornos mentais.

Como graduanda em serviço social considero que o curso foi muito importante, pois, traz um material riquíssimo para ser trabalhado em diversas áreas de atuação do profissional assistente social, pois agrega muitos conhecimentos pertinentes a área do direito social.

MOD: EXERCICIO Nº 01

1 – Resposta : letra “A” Verdadeira

2 – Resposta: a) maus-tratos, b) Tortura, c) CF 1988, d) Código Penal, e) Lei: 9455 / 1997

3 – Resposta: alternativa letra: “A” de acordo com as convenções...

MOD: EXERCICIO Nº 02

1 - Resposta: Verdadeira, 2 – Resposta: Falsa, 3 – alternativa correta: letra: “C” Casa Lar Comunitade.

4 – a) Cadeia Publica, b) Colonia Agricula, c) Hospital de Custódia, d) Casa de Albergado, e) Penitenciaria.

5 – falsa, 6 – Falsa 7 – B)A proteção específica a estes grupos verifica-se também em outras leis que determinam proteção integral a eles. , A)  Quando a tortura é cometida contra estes grupos, a lei prevê a aplicação da mesma pena prevista no tipo penal: reclusão de dois a oito anos., C) O ato discriminatório contra estes grupos, com qualquer motivação, é considerado uma violação grave de direitos humanos, porque retira o princípio de igualdade e dignidade entre as pessoas.

MOD: EXERCICIO Nº 03

1 – Resposta:  a) Falso, b) verdadeiro, c) verdadeiro, d) falso, e) verdadeiro

2 – sobre estrutura

Resposta: letra : “B” departamento Penitenciaria Nacional

3 – Julgue alternativa verdade ou falsa.

Resposta: letra: “A” verdadeira.

4 - Relacione: a)inspeção b) Realização do controle externo, c)Inquerito Civil, d) acompanhar exaguração penal, audiencia publica.

5 – É um procedimento investigatorio

Resposta: letra: “B” Inquerito Civil Publico.

MOD: EXERCICIO Nº 04

1 – Resposta: letra letra “C” existem uma hierarquia.

2 – a) Proteção dignidade a pessoa humana b) imparcilidade, c) igualdade, proteção de igualdade e e) Não seletividade.

3 – resposta: letra “B” falsa.

MOD: EXERCICIO N º 05

1 - Supondo que você integre o mecanismo:

Resposta: letra “D” Alertas aos integrantes...

2 – Julgue as afirmativa V ou F

Resposta: letra: “A” verdadeira

3 – Acesso ao espaço a previsão de liberdade....

Resposta: Uma gaantia, uma medida de   prevenção,  o monitoramento

4 – Julgue a alternativa Vou F

Resposta: “falsa” verdade.

DIREITO E ATENÇÃO à SAÚDE DA PESSOA IDOSA.

 


Fiz o curso “Direito e Atenção à Saúde da Pessoa Idosa”, na modalidade online com carga horário 35 horas o curso foi desenvolvido em 2021 pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Ele nos mostra que a população idosa tem vivido cada vez mais, devido à grande melhora da qualidade de vida no século XXI.

 O curso abordou os seguintes temas: direitos da pessoa idosa, políticas de saúde voltadas aos idosos, Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, envelhecimento ativo e saudável, assistência farmacêutica, uso racional de medicamentos, inclusão digital, sexualidade e a afetividade na velhice, cuidados com a pessoa idosa, Redes de Atenção, Instituições de Longa Permanência para Idosos.

O objetivo do curso é contribuir para formação/capacitação dos atores envolvidos na gestão ou na operacionalização de serviços de proteção, atenção, cuidado e acolhimento à pessoa idosa, e à conscientização da sociedade sobre as possibilidades de efetivação dos direitos da pessoa idosa, com foco nos aspectos relacionados à saúde e bem-estar social.

Nesse curso eu aprendi como políticas públicas, técnicas de envelhecimento ativo e incentivo à participação social e protagonismo podem garantir direito e uma melhor atenção à saúde do idoso, assegurando uma terceira idade vivida com a qualidade e dignidade merecida por cada indivíduo.

Compreendi as mudanças demográficas e seus impactos nos serviços de atendimento à pessoa idosa, reconheço os direitos da pessoa idosa, frente à cidadania e à saúde.

Entendi o processo histórico do envelhecimento humano e reconheço a importância de programas e políticas voltadas ao envelhecimento ativo.

Aprendi a evidenciar fatores comportamentais ligados ao envelhecimento ativo e saudável e a explanar acerca da assistência farmacêutica no SUS, bem como ao uso racional dos medicamentos na população idosa.

Compreendi que um bom planejamento pode resultar em um bom envelhecimento e reconhecer mecanismos de protagonismo e bem-estar no processo de envelhecimento

Reconhecer a função e importância do cuidador da pessoa idosa compreender as múltiplas abordagens aos cuidados e saúde voltados aos idosos.

Dessa forma, o curso visa mobilizar e oferecer informação aos participantes em prol dos direitos da pessoa idosa e as possibilidades de efetivação, com foco nos aspectos relacionados à saúde e bem-estar social.

Como graduanda em serviço social considero que o curso foi muito importante, pois, traz um material riquíssimo para ser trabalhado em diversas áreas de atuação do profissional assistente social, pois agrega muitos conhecimentos.

EXERCIO Nº 01

1 – Resposta: letra “B” atualmente

2 – Resposta: letra “A” Os direitos humanos....

3 – Resposta: letra “E” Todos idosos têm direito a medicamentos controlados....

EXERCIO Nº 02

1 – Resposta: letra “E” quando jovem...

2 – Resposta: letra “C” Geriatria ...

3 – Resposta: letra “D” expressa que o envelhecimento pode ser visto...

4 – Resposta: letra “B” em relação aos determinantes sociais...

5 – Resposta: letra “ V V V F V “

6 – Resposta: letra “E” Os profissionais de atenção básica de saúde...

7 – Resposta: letra “C” capital vital realização de atividade física...

8 – Resposta: letra “D” acumulo de 4 capitais...

EXERCIO Nº 03

1 – Resposta: letra “B” atividade desenvolvidas...

2 – Resposta: letra “A” A empregabilidade

3 – Resposta: letra “ E” Independentemente...

4 – Resposta: letra “Estratégias...

EXERCIO Nº 04

1 - Resposta: letra “E” curatela é mediada excepcional

2 – Reposta: letra “E” a coordenação deve ser atenção

3 – Resposta: letra “D” é um equipamento de assistente social.

4 – Resposta: letra “ E” com o aumento da longevidade...

CURSO: PAPEL DO CIDADÃO


O curso foi desenvolvido com foco na necessidade de desenvolver conhecimentos básicos sobre cidadania, participação política e social, proporcionando uma melhor compreensão do papel de cada um na sociedade, o curso possui carga horária de 6 horas.

O curso foi feito na modalidade ead no site da Escola Virtual do GOV (EV.G), com uma carga horária de 6 horas, e traz um conceito amplo e inclui além do voto, essencial para a democracia representativa, a participação em partidos políticos, a candidatura a cargos eletivos e algumas formas de participação direta prevista na nossa Constituição. Participar politicamente é influenciar as decisões políticas e as políticas públicas do País, do Estado e do Município.

Isso pode ser feito de várias maneiras conforme já explicitado: voto, participação nas eleições, candidatura a cargos eletivos, atividade partidária, engajamento em campanhas políticas, participação em comícios e manifestações e apresentação de requerimentos, petições e propostas com o objetivo de influenciar os legisladores. O curso Papel do Cidadão destina-se a todos que tenham interesse em participar do processo democrático do país.

Neste curso vamos tratar de cidadania, dos seus direitos e responsabilidades como cidadão. A cidadania é algo tão importante que aparece logo no primeiro artigo da constituição.

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

 A soberania, cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, além pluralismo político.

O Aurélio dá três definições de cidadão:

  • ·         Indivíduo no gozo de direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.
  • ·         Habitante da cidade.
  • ·         Popular: indivíduo, homem, sujeito.

Curso: ESCUTA QUALIFICADA PARA VULNERÁVEIS AO TRÁFICO DE PESSOAS

 


O curso ESCUTA QUALIFICADA PARA VULNERÁVEIS AO TRÁFICO DE PESSOAS, foi desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Público (Enap) em 2023, com o intuito de disseminar a importância da escuta qualificada na proteção e recuperação de vítimas de tráfico de pessoas.

O curso foi realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov e possui carga horária de 15 horas.   

O público-alvo deste curso é para agentes de aplicação da lei, autoridades governamentais e sociedade civil, além de profissionais que trabalham em defesa dos direitos humanos, mas também qualquer pessoa pode se inscrever.

O objetivo desse curso é fazer com que os gestores e profissionais da área compreendam a importância da escuta qualificada e resolutividades com as medidas de proteção às vítimas de tráfico de pessoas, aprimorando a capacitação dos profissionais que trabalham com essas vítimas e garantindo o resgate da sua autonomia e cidadania.

Neste curso compreendi a importância da elaboração do Protocolo de Escuta Qualificada de Grupos Vulneráveis ao Tráfico de Pessoas, assim como as suas metas e a metodologia utilizada na sua elaboração, além de entender a importância da escuta qualificada no acolhimento de vítimas de tráfico de pessoas, conheci também as fases de preparação necessárias para realizar uma escuta qualificada e orientações que devem ser seguidas durante a escuta qualificada, com vítimas de tráfico de pessoas.

Compreendi a importância da conclusão da escuta qualificada para garantir a continuidade do processo de recuperação e cura da vítima, bem como para restituir seu sentido de autonomia e cidadania, entender os fatores de vulnerabilidade relacionados ao tráfico de pessoas para oferecer um melhor acolhimento às vítimas por meio da escuta qualificada, garantindo maior proteção.

Analisei e avaliei a importância da oferta de parâmetros mínimos para a escuta qualificada das vítimas de tráfico de pessoas, e identificar a necessidade de aprimorar as capacidades dos profissionais que trabalham com essas vítimas, a fim de efetivar a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Contudo, o curso é essencial para profissionais e acadêmico do curso de serviço social, pois traz materiais riquíssimos, e agrega conhecimentos importantes para ser utilizados como ferramentas nas demandas do dia quando atuando como profissional assistente social.

 O conteúdo foi estruturado em 3 módulos, a saber:

Módulo 1: Escuta qualificada

Módulo 2: Etapas da escuta qualificada

Módulo 3: Vulnerabilidades das vítimas de tráfico de pessoas

EXERCICIO Nº 01

1 – QUAL O OBJETIVO GERAL DO PROTOCOLO

Resposta letra “B” oferecer

2 – QUAIS OS COMPONENTES UTILIZADOS?

Respostas: “C” Revisão documental de entrevista.

3 – O QUE É ESCULTA QUALIFICADA?

Resposta: letra “A” ação de ouvir

4 – O QUE SIGNIFICA ACOLHEMENTO?

Resposta: letra “B” uma diretriz

EXERCICIO Nº 02

1 – QUAL É UMA DAS FUNÇÕES DAS DIRETRIZ?

Resposta: letra “D” priorizar

2 – Resposta: Todas alternativas. Letra “D”.

3 – Resposta: O consentimento letra “D”

EXERCICIO Nº 03

1 – Qual o conceito de vulnerabilidade?

Resposta: letra “C” É uma fragilidade

2 – Qual é a importância?

Resposta: letra

3 – De acordo Com a Política Nacional de...

Resposta: letra “C” O acesso qualitativo

4 – O que se entende por adversidade?

Resposta: letra “B” São diferenças físicas...

Aprovado 83,25%

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS LGBTQIA+


O curso O curso PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS LGBTQIA+ foi desenvolvido em 2023, e foi ofertado na modalidade via internet no site da Escola Virtual do Governo (EV. G), com carga horária de 30h.  

Um fato histórico extremamente importante para a garantia da promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, foi a criação da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, na verdade, foi uma conquista histórica dos movimentos sociais.   Esse curso, é destinado a pessoas que atuam ou possam vir a atuar na garantia, defesa e promoção dos direitos de pessoas LGBTQIA+. 

Para profissionais que atuam com grupos em situação de vulnerabilidade, além de servidoras/es públicas/os, educadoras/es, conselheiras/os, lideranças comunitárias e demais pessoas interessadas que buscam conhecimentos sobre a temática dos Direitos Humanos. 

O curso também é ofertado para profissionais da iniciativa privada e integrantes de movimentos sociais vinculados a instituições, serviços e organizações que atendem ou são demandados pela população LGBTQIA+, O objetivo do curso é fornecer subsídios para pessoas que atuam na efetivação, promoção e defesa dos direitos humanos para pessoas LGBTQIA+. 

O curso investe na aproximação com a vivência de pessoas LGBTQIA+ para compreensão dos principais desafios colocados à garantia de seus direitos. A partir de suas experiências, faz uma revisão em aspectos específicos de violências, exclusão, discriminação ou desigualdade vividos por pessoas LGBTQIA+, com ênfase em estratégias para a garantia, promoção e defesa de seus direitos.  

Com vistas a fortalecer uma cultura de direitos humanos a partir do reconhecimento, valorização e respeito à diversidade, o curso oferece conteúdo com o objetivo de sensibilizar e mobilizar pessoas que atuam na efetivação, promoção e defesa dos direitos humanos para os desafios vivenciados por pessoas LGBTQIA+. AO FINAL DESTE CURSO, ESPERA-SE QUE VOCÊ SEJA CAPAZ DE: Neste conheci os conceitos de gênero, identidade de gênero e cisnormatividade e compreendi que o termo LGBTQIA+ abarca diferentes vivências relativas à orientação sexual e a identidade de gênero e, portanto, representa a pluralidade das orientações sexuais e identidades de gênero. Entendi e aprendi a respeitar a diversidade sexual, identificando que a sexualidade, o desejo e o afeto são experiências muito diversificadas, múltiplas e que podem produzir uma série de possibilidades e, portanto, não podendo ser reduzidas a somente uma orientação sexual. Identificar as mudanças culturais e os avanços nas políticas públicas voltadas para pessoas LGBTQIA+ e compreender como esses avanços são vividos de formas diferentes pela comunidade LGBTQIA+, a partir das suas diferenças. 

Durante o curso compreendi que as questões que envolvem a saúde e o direito ao próprio corpo das pessoas LGBTQIA+. 

É saber identificar os desafios para garantia do acesso à educação as pessoas LGBTQIA+ e compreender como a educação, em especial o espaço escolar, pode ser promotora dos direitos das pessoas LGBTQIA+, também identifiquei os mecanismos de exclusão e discriminação vividos por pessoas LGBTQIA+ no mundo do trabalho e saber relacionar as estratégias para inserção produtiva e geração de renda. 

O CONTEÚDO FOI ESTRUTURADO  EM 6 MÓDULOS, A SABER: 

Módulo 1: Identidade de Gênero. Módulo 2: Orientação Afetiva-Sexual. Módulo 3: Cultura e Políticas Públicas para LGBTQIA+: Avanços e Desafios. 
Módulo 4: Direito ao Corpo e à Saúde. Módulo 5: Direito à Educação. Módulo 6: Direito a Trabalho e Renda. 

EXERCÍCIO DO MODULO I 

1 – A partir do que você estudou... Resposta: “C” Os comportamentos. 2 – Para fixar alguns conceitos básicos. Resposta:  a) – Identidade de gênero b) – Pessoa cirgenera  c) – Pessoa trans.  d) – pessoas cirnormatividade  e) – Binarismo de gênero. 3 – Sobre a construção social em relação ao gênero... Resposta:  a) -  verdadeira  b) – falsa  c) - verdadeira   d) – falsa 

EXERCÍCIO DO MODULO II 

1 – Identifique a única alternativa Incorreta: Resposta: letra “B” A sexualidade se resume... 2 – Analise as afirmativas. Resposta: Verdade, falsa, verdade, verdade. 3 – A respeito Da sexualidade... Resposta:  a) – orientação sexual ativa b) – heteronormatilidade c) – Homossexualismo/lebismo d) – diversidade sexual  e) – Gino 
EXERCÍCIO DO MODULO III 

1 – Associe: a) – LGBTQIA+ b) – Reconhecimento civil da identidade de gênero. c) – Homofobia, Lebisfobia e Bifobia. d) – Invisibilidade e) – transfobia 2 – Entre as alternativas abaixo:  Resposta: Já é possível... 3 – Analise as afirmativas a seguir... Resposta:  a) – Verdade,  b) – verdade  c) – falsa  d) – verdade. 

EXERCÍCIO DO MODULO IV 1 – Identifique a alternativa... Resposta; letra “D” Alguma profissão. 2 – Analise as afirmações: Resposta: VFFV 3 – Associe cada termo: Resposta: FFVVV EXERCÍCIO DO 

MODULO V 1 – Identifique a alternativa incorreta: Resposta: letra “A” Última versão. 2 – Analise a afirmativa a seguir: Resposta: VFVF 3 – Encontre correspondência: Resposta:  Estigma, Negligência/omissão, Constrangimento, exclusão, invisibilidade. 

EXERCICIO DO MODULO VI 1 – Identifique a alternativa incorreta: Resposta: letra “C” Os dados Nacionais... 2 – Analise as afirmativas a seguir: Resposta:  VVFF Resposta: letra “E” O problema de acesso... Nota: 76,25 foi desenvolvido em 2023, e foi ofertado na modalidade via internet no site da Escola Virtual do Governo (EV. G), com carga horária de 30h. Um fato histórico extremamente importante para a garantia da promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, foi a criação da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, na verdade, foi uma conquista histórica dos movimentos sociais. Esse curso, é destinado a pessoas que atuam ou possam vir a atuar na garantia, defesa e promoção dos direitos de pessoas LGBTQIA+. 

Para profissionais que atuam com grupos em situação de vulnerabilidade, além de servidoras/es públicas/os, educadoras/es, conselheiras/os, lideranças comunitárias e demais pessoas interessadas que buscam conhecimentos sobre a temática dos Direitos Humanos. 

O curso também é ofertado para profissionais da iniciativa privada e integrantes de movimentos sociais vinculados a instituições, serviços e organizações que atendem ou são demandados pela população LGBTQIA+, O objetivo do curso é fornecer subsídios para pessoas que atuam na efetivação, promoção e defesa dos direitos humanos para pessoas LGBTQIA+. O curso investe na aproximação com a vivência de pessoas LGBTQIA+ para compreensão dos principais desafios colocados à garantia de seus direitos. A partir de suas experiências, faz uma revisão em aspectos específicos de violências, exclusão, discriminação ou desigualdade vividos por pessoas LGBTQIA+, com ênfase em estratégias para a garantia, promoção e defesa de seus direitos. Com vistas a fortalecer uma cultura de direitos humanos a partir do reconhecimento, valorização e respeito à diversidade, o curso oferece conteúdo com o objetivo de sensibilizar e mobilizar pessoas que atuam na efetivação, promoção e defesa dos direitos humanos para os desafios vivenciados por pessoas LGBTQIA+. AO FINAL DESTE CURSO, ESPERA-SE QUE VOCÊ SEJA CAPAZ DE: Neste conheci os conceitos de gênero, identidade de gênero e cisnormatividade e compreendi que o termo LGBTQIA+ abarca diferentes vivências relativas à orientação sexual e a identidade de gênero e, portanto, representa a pluralidade das orientações sexuais e identidades de gênero. Entendi e aprendi a respeitar a diversidade sexual, identificando que a sexualidade, o desejo e o afeto são experiências muito diversificadas, múltiplas e que podem produzir uma série de possibilidades e, portanto, não podendo ser reduzidas a somente uma orientação sexual. Identificar as mudanças culturais e os avanços nas políticas públicas voltadas para pessoas LGBTQIA+ e compreender como esses avanços são vividos de formas diferentes pela comunidade LGBTQIA+, a partir das suas diferenças. Durante o curso compreendi que as questões que envolvem a saúde e o direito ao próprio corpo das pessoas LGBTQIA+. É saber identificar os desafios para garantia do acesso à educação as pessoas LGBTQIA+ e compreender como a educação, em especial o espaço escolar, pode ser promotora dos direitos das pessoas LGBTQIA+, também identifiquei os mecanismos de exclusão e discriminação vividos por pessoas LGBTQIA+ no mundo do trabalho e saber relacionar as estratégias para inserção produtiva e geração de renda. O CONTEÚDO FOI ESTRUTURADO EM 6 MÓDULOS, A SABER: Módulo 1: Identidade de Gênero. Módulo 2: Orientação Afetiva-Sexual. Módulo 3: Cultura e Políticas Públicas para LGBTQIA+: Avanços e Desafios. Módulo 4: Direito ao Corpo e à Saúde. Módulo 5: Direito à Educação. Módulo 6: Direito a Trabalho e Renda. 

EXERCÍCIO DO MODULO I 

1 – A partir do que você estudou... Resposta: “C” Os comportamentos. 2 – Para fixar alguns conceitos básicos. Resposta: a) – Identidade de gênero b) – Pessoa cirgenera c) – Pessoa trans. d) – pessoas cirnormatividade e) – Binarismo de gênero. 3 – Sobre a construção social em relação ao gênero... Resposta: a) - verdadeira b) – falsa c) - verdadeira d) – falsa 

EXERCÍCIO DO MODULO II 

1 – Identifique a única alternativa Incorreta: Resposta: letra “B” A sexualidade se resume... 2 – Analise as afirmativas. Resposta: Verdade, falsa, verdade, verdade. 3 – A respeito Da sexualidade... Resposta: a) – orientação sexual ativa b) – heteronormatilidade c) – Homossexualismo/lebismo d) – diversidade sexual e) – Gino EXERCÍCIO DO MODULO 

III 1 – Associe: a) – LGBTQIA+ b) – Reconhecimento civil da identidade de gênero. c) – Homofobia, Lebisfobia e Bifobia. d) – Invisibilidade e) – transfobia 2 – Entre as alternativas abaixo: Resposta: Já é possível... 3 – Analise as afirmativas a seguir... Resposta: a) – Verdade, b) – verdade c) – falsa d) – verdade. 

EXERCÍCIO DO  MODULO IV 

1 – Identifique a alternativa... Resposta; letra “D” Alguma profissão. 2 – Analise as afirmações: Resposta: VFFV 3 – Associe cada termo: Resposta: FFVVV EXERCÍCIO DO MODULO V 1 – Identifique a alternativa incorreta: Resposta: letra “A” Última versão. 2 – Analise a afirmativa a seguir: Resposta: VFVF 3 – Encontre correspondência: Resposta: Estigma, Negligência/omissão, Constrangimento, exclusão, invisibilidade. 
EXERCICIO DO MODULO VI 

1 – Identifique a alternativa incorreta: Resposta: letra “C” Os dados Nacionais... 2 – Analise as afirmativas a seguir: Resposta: VVFF Resposta: letra “E” O problema de acesso... Nota: 76,25

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

UM SONHO POSSIVEL

Um Sonho Possível conta uma linda história baseada em fatos reais de um rapaz que foi separado de sua mãe e dos seus irmãos quando ainda era criança e que sem ninguém, termina virando um mendigo. 

Ele desperta a atenção de Leigh Anne, que logo se prontifica a ajuda-lo e depois adotá-lo como filho. 

 A história é linda. 

Mostra como ainda existem pessoas preconceituosas, como aquelas senhoras que riram da cara de Leigh Anne por Michael ter saído no cartão de Natal. 

Também mostra que apesar desses preconceitos continuarem existindo, ainda existem pessoas boas no mundo dispostas a ajudar outras que realmente precisem, independentemente de cor, religião, classe social e posicionamento político. 

 Um Sonho Possível mostra que os sonhos são possíveis. Michael ia mal na escola com médias baixíssimas, mas aquela família acreditou nele. 

 A sua professora particular acreditou nele. Uma professora de sua escola acreditou que ele tinha capacidade de aprender. 
 
Com certeza isso não foi fácil para Michael. Ele tinha dificuldade nos estudos e conseguir aprender tudo aquilo e conseguir tirar uma boa média para ganhar uma bolsa de estudos esportiva com certeza foram grandes desafios. E ele teve que se esforçar muito para isso, para superar a suas dificuldades e vencer o desafio. 

Os desafios, porém, não eram só nos estudos. 

Apesar de ser muito bom nos esportes, Michael tinha dificuldade em se confrontar o jogador do outro time, como foi mostrado em diversas partes do filme. 

Ele gostava de proteger as pessoas, não de ir contra elas num combate. 

E essa foi mais uma dificuldade superada com o apoio da sua nova família, tanto que ele chegou a ser o melhor jogador do seu time da escola e foi disputado por grandes times, e depois de ter escolhido o Mississipi, ele ainda teve muito destaque lá. 

Um Sonho Possível é uma linda história de superação e amor. Nos mostra que com fé e esforço é possível realizar os nossos sonhos. 

Também nos mostra que com amor podemos fazer o mundo melhor do que com ódio, inveja, violência e preconceito Essa é a principal lição do filme. 

Viver aquilo que parece impossível. Muitos começam seus negócios sem ter a mínima noção do trabalho que terá, das dores que sentirá, das dificuldades

FILME: QUANTO VALE OU É POR QUILO?



O filme Quanto vale ou é por quilo? Faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual miséria, explorada pelo marketing social (que forma uma solidariedade de fachada.). No filme é inserido algumas cenas de caráter histórico, que nos faz pensar em como a escravidão pode ser uma fonte de renda e de comércio, numa sociedade capitalista. 

Vemos uma disputa entre “escravidão” e “cidadania”, que é o conjunto de deveres e direitos, os quais todos os cidadãos estão sujeitos. Com isto, todos têm a chance de participar nas questões políticas e econômicas do Estado, mas infelizmente, como observa-se no filme, os menos privilegiados não têm direito algum em nossa sociedade. 

 Atualmente, vivemos em uma sociedade onde só os mais fortes (e ricos) lideram o poder. Além disso, o filme faz uma dura crítica às ONGs, que deixam de lado as questões da cidadania, para lucrar. A crítica começa quando Arminda, que trabalha em uma ONG, descobre que em um dos projetos de implantação da informática em comunidades carentes, os computadores comprados foram superfaturados, e por causa disso, ela é afastada da organização. Quando isso ocorre, percebemos a ação do mercado da solidariedade, voluntarismo, e do superfaturamento em cima da pobreza. O filme também mostra dados estatísticos do que dava para fazer com o dinheiro desviado, que poderia ter ajudado várias crianças carentes. 

Resumindo, o filme mostra que ao passar do tempo, houve uma descaracterização das ONGs, que deveriam exercer a cidadania, porém estão mais preocupadas com o enriquecimento. Enfim, nós devemos ser cidadãos mais críticos e não nos acostumar com essa situação de desigualdade e injustiças de que fazemos parte, sendo que essa criticidade deve ser aguçada na criança desde pequena, para que quando chegar na idade adulta, seja um cidadão reflexivo e ativo na sociedade, pois só assim pode acontecer mudanças. Portanto, esta atividade contribuiu para minha formação acadêmica em serviço social, diante das demandas apresentadas, e de muitas importâncias sobre a desigualdade social, preconceito, violação dos direitos humano e outros. 

Fonte: Youtube

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM


O educando Gabriel Eduardo Dias Novo, matriculado na turma do PRÉ-I, no que se refere ao campo da linguagem estava um pouco aquém do esperado para sua idade no início do ano e não conseguia produzir muitas palavras ou falar frases, contudo agora o aluno consegue falar mais palavras e formar frases simples, compreende muito bem o que lhe é pedido e demostra lhe muita vontade de falar com seus colegas bem como se comunicar com a educadora nos momentos de contação de história ou quando se estava falando das vogais as quais ela conseguia reconhecer. 

No Campo cognitivo, consegue nomear através de apontar ou selecionar algumas cores, sabe os conceitos de pequeno e grande bem como em cima e embaixo, sabe muito explorar sua imaginação criando brinquedos com os leigos ou rodas com os colegas, bem, com consegue se imaginar lendo um livro. 

 No campo emocional é uma criança muita efetuosa gostava de fazer amizade com os colegas de sala. No que tange a coordenação motora fina consegue escrever todas as vogais com o auxílio da professora, bem como sabe escrever sem necessidade de observar um modelo as vogais A e O. 

Professora: Amélia Creche Comunitária Inês Diniz

domingo, 10 de setembro de 2023

FILME: A VIDA É BELA



O filme a Vida é Bela acontece na Itália, durante a segunda guerra mundial, com os personagens principais, Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosuè, a História começa quando Guido, e seu filho são mandados para o campo de concentração, Guido é um garson, simples, inteligente, espirituoso e possui um grande humor. 

Por ser um pai amoroso, e para que seu filho não perceba que aquele lugar é muito ruim ele faz o filho acreditar que ambos estão participando de um jogo, tudo isso para que seu filho não perceba o horror no qual estão passando. 

O momento mais importante em minha opinião sobre o filme foi quando o pai se voluntaria para traduzir as regras dos alemães para o italiano, e traduz de sua maneira só para fazer o filho acreditar que aquilo era apenas um jogo e não um campo de concentração nazista. Minha crítica sobre o filme, é que foi talvez a maior ironia cinematográfica que já vi, por se tratar da visão do holocausto judeu como se fosse um jogo de criança criado por um pai para proteger seu filho. 

 Este filme retratou de maneira humorística um acontecimento de uma época cruel do nazismo, em que os judeus eram perseguidos motos ou presos em campos de concentração e tirou esse foco levando para a alegria e diversão, retratando um pai protegendo seu filho.

É O RELATÓRIO

INCLUSÃO DO BOLSA FAMILIA NO CALCULO DE RENDA FAMILIAR DO BPC

No dia 25 de junho de 2025, o Governo Federal publicou o Decreto nº 12.534, que promove mudanças relevantes na regulamentação do Benefício d...