O documentário narra a história de três mulheres presidiárias que busca recomeçar a vida em liberdade. Betânia, Cláudia e Daniela cometeram crimes diferentes, mas suas histórias forma um eixo central, cada uma com a sua maneira em lidar com os dois mundos, o de fora e de dentro da prisão.
É relatado a perda de suas identidades, as consequências das próprias ações e a dura realidade de encarar a adaptação no mundo fora da prisão.
É papel do Assistente Social viabilizar e assegurar os direitos dos indivíduos que horas são violados ou ocultos o que dificulta a ressocialização dos mesmos na sociedade. Sendo esclarecido seus direitos e deveres.
Orientar seus usuários sobre a implementação de programas e projetos de inclusão que criem possibilidades de uma reconstrução de vida, tentando buscar alternativa para reinserção.
Cabe ao Assistente Social, orientar, esclarecer e mediar a reflexão dos sujeitos apenados sobre seu papel na sociedade, o compromisso consigo mesmo e com a coletividade.
Essa atividade contribuiu para minha formação diante a demanda apresentada de como o trabalho do assistente Social é um papel importante para o seguimento dos direitos, deveres, e reinserção dos indivíduos na sociedade, analisando a realidade dos mesmos.
Por: Valdemar Casusão
princesa Isabel-PB, em 20/10/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário