Neste curso que fiz na plataforma do ministério da Cidadania, recebe o nome de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),e integra um conjunto de provisões da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Trata-se de um serviço que pode ser ofertado a pessoas de diferentes faixas etárias,mas nesse caso o público prioritário, é especificamente para crinças de 0 a 6 anos de idade, e o atendimento inicial é feito nos CRAS e Centros de Convivência, nos municípios e no DF.
O curso foi realizado na modalidade a distância e tem uma carga horaria de 30 horas e nele entendie que a “Proteção Social às Crianças”, acerca da ideia da primeira infância, é o ciclo de vida compreendido entre 0 e 6 anos, em que a criança demanda mais cuidados, estímulos e proteção com vistas ao seu desenvolvimento integral.
Verifiquei que o Estado Brasileiro vem consolidando uma legislação que garante um conjunto de direitos às crianças, os quais se concretizam por meio das políticas públicas disponibilizadas a elas e às suas famílias a constatar que as ofertas do SUAS e do SCFV, em específico, são algumas dessas políticas públicas que têm a função de promover proteção social às crianças e às suas famílias.
Além disso compreendi que os objetivos desse Serviço são: o funcionamento da intervenção em grupo e por ciclos de vida; a oferta do SCFV para crianças de 0 a 6 anos; e a participação do (a) cuidador (a) junto com a criança no grupo.
Entendi que os elementos metodológicos fundamentais do SCFV, são: os grupos; os eixos norteadores do trabalho social com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos; as atividades; os encontros dos grupos; e os percursos.
Contudo, o curso foi de grande importância neste momento de minha graduação em serviço social, pois, enriqueceu mais ainda meus conhecimentos nesta área social onde futuramente serei um profissional.
Princesa Isabel-PB, 13-10-2022
Por: Casusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário