Não enviado
Este artigo tem como objetivo mostrar os caminhos da política de saúde no Brasil.
A ação do serviço social na área hospitalar se refere a pertinências exclusivas que influenciam abertamente nos impedimentos e contratempos deparados pelo paciente ou familiar, no conceito à área humana e social.
Avaliar os estímulos que se colocam habitualmente para o assistente social que atua na área da saúde, principalmente em assuntos hospitalares, no acolhimento direto aos usuários.
A atuação do Assistente Social na rede pública conduz um trabalho de orientação, acompanhamentos aos pacientes é um desafio constante devido à instabilidade social e econômicas são questões diárias um olhar mais atento, um sorriso trás alento a estes que estão fragilizados.
Época em que os serviços médicos eram dados aos que podiam pagar os empregados ferroviários que tinham a Caixa de Aposentadoria e Pensões (CAPs) criada por Elói Chaves os demais viviam da filantropia e da caridade da prática liberal.
Com a Constituição de 1934 com o então presidente Getúlio Vargas foi promulgada a Lei Orgânica da Previdência Social-LOPS onde sua principal proposta era a unificação dos Institutos de Aposentadoria e Pensão, mas vindo a ser lei somente em 1960.
Porém como não atingia ato dos os necessitados vieram outras mudanças, até chegar o SUS sistema único de saúde, seu princípio básico era descentralizar em direção aos municípios.
Com o avanço da municipalização e medidas tomadas surge o Programa de saúde da família, onde o Assistente Social, passa atuar mais efetivamente, frente à área da saúde.
Muitas questões foram abordadas neste livro;
A saúde da família, o país está envelhecendo e o número de idosos é crescente, necessitando a inserção dos mesmos em programas de saúde do idoso de modo que estes tenham melhores condições de vida, o cuidado voltado à saúde mental, atendimentos bem como acolhimento dos usuários de drogas, outro ponto que merece destaque é o número crescente adolescente com idade entre 15 a 19 anos grávidas, estas necessitam de um acompanhamento mais próximo uma vez que a gravidez não é a única preocupação, pois muitas destas adolescentes contraem infecções por HPV, e em consequência disso o câncer de colo de útero.
A prática do Assistente Social, dia a dia as exigências imediatas da fome, dor, violência, sofrimento, e da doença.
De acordo com esta concepção permite que este profissional ultrapasse barreiras para alcançar seu propósito no bem maior ao seu próximo.
Este livro foi muito importante para a minha formação acadêmica, pois na leitura pude refletir e aprender sobre a atuação profissional do assistente social na área da saúde.
Por: Valdemar Casusão
Princesa Isabel, em 22/10/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário