quarta-feira, 5 de outubro de 2022

NOVAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SERVIÇO SOCIAL

 

 


 

 

NOVAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SERVIÇO SOCIAL

 

DOCUMENTÁRIO: O CÁRCERE E A RUA, 2004

 

O documentário narra a história de três mulheres presidiárias que busca recomeçar a vida em liberdade. Betânia, Cláudia e Daniela cometeram crimes diferentes, mas suas histórias forma um eixo central, cada uma com a sua maneira em lidar com os dois mundos, o de fora e de dentro da prisão.

É relatado a perda de suas identidades, as consequências das próprias ações e a dura realidade de encarar a adaptação no mundo fora da prisão.

É papel do Assistente Social viabilizar e assegurar os direitos dos indivíduos que horas são violados ou ocultos o que dificulta a ressocialização dos mesmos na sociedade. Sendo esclarecido seus direitos e deveres.

Orientar seus usuários sobre a implementação de programas e projetos de inclusão que criem possibilidades de uma reconstrução de vida, tentando buscar alternativa para reinserção.

Cabe ao Assistente Social, orientar, esclarecer e mediar a reflexão dos sujeitos apenados sobre seu papel na sociedade, o compromisso consigo mesmo e com a coletividade.

Essa atividade contribuiu para minha formação diante a demanda apresentada de como o trabalho do assistente Social é um papel importante para o seguimento dos direitos, deveres, e reinserção dos indivíduos na sociedade, analisando a realidade dos mesmos.

Por: Casusa

 

O CÁRCERE E A RUA

 

O Cárcere e a rua, Documentário dirigido por Liliana Sulzbach e lançado em 2004.

O filme documentário narra a história de três mulheres presidiárias que buscam recomeçar a vida, procurando novos significados que as tornem pessoas livres, e donas da liberdade delas.

Cláudia, a presidiaria mais antiga da penitenciária madre pelletier, casa de detenção feminina da cidade de porto Alegre, será solta em breve, após 28 anos de prisão.

Bethânia, condenada a 15 anos de reclusão, acaba de progredir para o regime semiabertos.

Daniela, de 19 anos, chega a penitenciária vivendo uma situação dramática: gravida, foi condenada por ter matado o primeiro filho.

As histórias dessas três mulheres formam o eixo central, cada uma a sua maneira, lidam com a difícil transição entre dois mundos- o de fora e o de dentro das grades.

O filme é um retrato sobre a perca de referências e identidade, o confronta mento com as consequências dos próprios atos e a dura realidade. 

Por: Casusa

 

 

 

 

LIVRO: O SISTEMA ÚNICO DA ASSISTENCIA SOCIAL

 

Se até pouco tempo o tema da política de assistência social mobilizava sobretudo o interesse dos profissionais e pesquisadores da área de serviço social, hoje a interlocução é outra.

Milhares de novos trabalhadores de distintas áreas, milhares de gestores públicos de entidades privadas e os milhões de novos sujeitos de direitos compõem um multifacetado e ávido seguimento social, que no cotidiano são desafiados a construir a nova matriz do Sistema Único de Assistência Social o SUAS, com suas virtudes e vicissitudes, diriam as autoras.

Para este vasto público, a leitura deste livro é preciosa. Trate-se de uma obra que reúne de maneira instigante um belo e amplo observatório da política pública de assistência social hoje.

Ao examinar o tema tão relevante, expondo a difícil dialética da sua realidade em movimento, a equipe de autoras nos presenteia com uma feliz oportunidade de preparar melhor o estudo de intervenção profissional nesta complexa, fundamental, e não poucas vezes mal compreendida, política social.

Por: Casusa

 

 

LIVRO: SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORANEIDADE

 

A leitura desse livro é essencial para associar a formação e aprendizado dos alunos do curso de Serviço Social sendo indicado por grande parte dos professores e profissionais da área.

Através da obra lida, concluímos que o objetivo da autora é mostrar através da história, focalizando os anos contemporâneos, que os desafios do serviço social estão centrados a partir das questões que envolvem a sociedade atual.

Hoje em dia um dos grandes desafios do assistente social tem sido a falta de renda que tem afetado a sociedade, e com um estado que está com as suas verbas retraídas e seus serviços encontram-se a partir das políticas neoliberal, nas quais a responsabilidade social sai, em parte em parte, do governo e passa a sociedade civil, onde passamos por uma refilantropização social.

Podemos conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho e podemos abrir nossas mentes para o fato de sermos profissionais flexiveis, disponiveis a mudanças.  Atraves de uma boa teoria dos pressumpostos para uma analise de uma profissão,  que são de fundamental importancia para um futuro amadurecimento como profissionais cientes de que não somos magicos, mas sim que somos agentes capazes de impulsionar as mudança sociais. Ou devemos ser cautelosos.

Autoria não dá a receita pronta para formar assistentes sociais,  mas gera todo um embasamento para a profissão, que é dinãmica e que detem todo um curriculo acadêmico para a formação deixando bem claro que serão as vivencias os capacitadores de bons profissionais.

Tambem devemos salientar que na relação entre o publico e o privado, o profissional deve estar preoculpado com a qualidade  dos  serviços prestados, com respeitoaos usuarios e com zelo pela eficácia dos serviços prestados.

O assistente social  está presente  nas negociações  entre população e entidades empregadoras. Na atualidade, podemos afirmarque, apesar das dificuldades, o assistente social é capaz de ousar e sonhar. Iremos nos deparar com inumeras dificuldades,  mas os sonhos não podem deixar de existir, pois são eles os impulsionadores da profissão.

Por: Casusa

 

 

DOCUMENTÁRIO: GARAPA

 

Em Garapa, José Padilha documenta em seu filme a rotina de três familia de Fortaleza e do interior do Ceará, o mesmo retrata diversas expressões da questão social, mostra como a fome, em toda sua concretude, acaba moldando certo de vida, com reflexos em todos os aspectos do cotidiano de uma familia, mesclando sentidos sociais aos pessoais.

O título vem da realidade crucial das mães de familias que preparam uma infusão de agua com acucar para enganar a fome de suas crianças.

Logo no começo é mostrado as crianças com corpos nus, revelando as consequencias da subnutrição, expostas a condições insalubres.

Lucia , Robertina é a familia de Rosa mostra condições diferentes  no documentario, e retrata uma população desassistida pelo o poder publico por falta de uma politica de assistencia, onde o coronelismo  e a politica classica é evidente  e estabelece padrões entre as relações  de classes sociais, no qual os direitos da cidadãos são negados.

Quanto mais distantes dos grandes centros urbanos residir a população menos acessos a serviços básicos como educação, saúde e assistencia ela terá.

A Assistente Social ainda acompanha a familia de Lucia, ainda que de forma vaga a mãe recebe acompanhamento da area de saude, por conta do crescimento da filha mais nova que é desnutrida, recebe informações sobre o planejamento familiar, cuidados com a saude e higiene da familia, porém o pai que é alcolatra não é assistido por nenhum orgão competente.

As outras familias residentes na zuna rural são ainda  mais excluídas, uma recebe o beneficio do governo federal (fome zero), uma quantia irrizoria, porém é de suma importancia, sendo esta a única fonte de renda . visto que o clima não favorece a agricultura, atividade exercida pelas familias residentes na zuna rural. A familia que reside mais distante é a que mais sofre com a falta de assistencia por parte dos órgãos competentes. A moradia precária, insalubredade, doenças, falta de planejamento familiar até porque a genitora desconhece a eficácia dos remédios contraceptivos, a mesma também não possui qualquer documento pessoal e aguarda retorno da juiza local, porém  sem nehuma resposta.

Contudo foi relevante o conteudo abordado no documentário para formação acadêmica enquanto estudante de serviço social, pois, mostra que apesar das contradições de trabalho não serem favoraveis a assistencia social não deixou de fazê-lo, utilizando o dialogo como instrumento para mediar situações , inspirando o desejo de buscar garantir o comprimento dos direitos daqueles que se encontram desassistidos por se encontrarem distantes dos grandes centros.

Por Casusa

 

FILME:  NENHUM  A  MENOS

 

 Baseado em “Existe um Sol no Céu”, é  um  filme didático  que  nos  oferece várias  fontes   para uma ampla visão da crise da educação. O  tema abordado  pelo cineasta Zhang  Yimou  é a evasão  escolar retratada  pela trajetória  de uma  “ pequenina” professora  substituta que tenta manter seus  alunos  na escola .

A  história  ocorre  num  povoado pequeno e  pobre  chinês   – Shuixian na região das  montanhas, zona rural, onde o  professor Gao que há seis  meses  não  recebe salário tem  que  deixar o povoado porque sua mãe está doente.

O prefeito  consegue  uma  professora  substituta para um  mês  por 50  yuan  do povoado vizinho. A  mesma chama se Wei  Minzhi  e tem apenas  13 anos  de idade e nem passara pelo ginásio. 

A pequena professora  não demonstrara nenhuma  experiência. Professor Gao parte prometendo 10  yuan a  mais   caso ela não  perca mais  nenhum aluno  pois  ele começara com  40  alunos  e só haviam 28 frequentando as  aulas. 

A evasão  da trama é  porque as  crianças  precisam  trabalhar para ajudar suas   famílias.  Wei  perde uma aluna  para  uma escola  da  cidade por seu potencial atlético  e ajuda   que seus   pais  iriam receber.

Quando o menino Zangh vai  para a  cidade em busca de  trabalho para  ajudar sua mãe  que  está  muito doente  e sua família  endividada  ela  decide ir  buscar o menino.

 Em sua busca Wei  passa grandes  dificuldades  até  que  obtem a  compaixão de um  diretor  da emissora de TV que decide ajuda-la. 

Ela  participa  do programa de grande audiência  onde a  população se  comove e ajuda os  dois  a  regressar ao pequeno povoado  levando para  com  eles  doações  de material  escolar e  dinheiro  ao qual a  família do garoto consegue pagar suas  dívidas  e uma  nova escola  com infraestrutura adequada fora construída.

A   professora volta  para  casa,  mas,  todos  os  anos, vai até o povoado de Shuixian para visitar os  alunos. 

A  pequena e  notável professora substituta Wei que se torna uma  gigante no desenrolar da história  mostra-nos  que apesar da precariedade, dos  obstáculos  devemos  estar sempre  lutando  pelos  ideais  e objetivos  que com  de terminação,  coragem, persistência,  disciplina, respeito, amor:  NENHUM  A  MENOS.  

O  filme mostra  como nós,  professores,  podemos   mudar a  vida de  nossos   alunos. Não precisamos   ser grandes  heróis,  mas, certamente,  podemos  contribuir  para seu  desenvolvimento como  alunos,  desenvolvimento afetivo e emocional.   

PED>_ FILME:  NENHUM  A  MENOS

O filme trata a hist´ória de uma professor que vê a necessidade de se afastar da escola pelo periodo de 1 mês para cuidar da mãe que está doente. porém ele não pode deixar  a escola  daquele pequeno vilarejo sem professor, então ele incombe a pequena Wei Minzhi de apenas 13 anos e que mal sabe ler e escrever , da função de tomar conta daquela pequena escola de apenas uma sala.

Para convencer a pequena dessa tarefa o mesmo propoem que a menina conseguir manter todos alunos em sala por este periodo, no seu retorno, o mesmo gratificaria ela com dinheiro.

Porém no decorrer, uma aluna desaparece uma talentosa atleta, porém ela tenta impedir que a mesma vá embora, porem há dificuldades pois a mesma estaria partindo para a cidade a fim de aperfeiçoar seu dom.

Porém essa situação ela se esforça ao maximo para nenhum mais estudante deixe de ir as aulas.

 O filme relata o esforçode um aluno não pelo aprendizado, mas pelo financeiro disposto  por seu professor, a realidade de muitos estudantes no brasil, que recebem bolsa somente se tiver frequentado a escola.

 

XXXXX

 

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