NOVAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SERVIÇO SOCIAL
DOCUMENTÁRIO: O
CÁRCERE E A RUA, 2004
O documentário narra a
história de três mulheres presidiárias que busca recomeçar a vida em liberdade.
Betânia, Cláudia e Daniela cometeram crimes diferentes, mas suas histórias
forma um eixo central, cada uma com a sua maneira em lidar com os dois mundos,
o de fora e de dentro da prisão.
É relatado a perda de
suas identidades, as consequências das próprias ações e a dura realidade de
encarar a adaptação no mundo fora da prisão.
É papel do Assistente Social
viabilizar e assegurar os direitos dos indivíduos que horas são violados ou
ocultos o que dificulta a ressocialização dos mesmos na sociedade. Sendo esclarecido
seus direitos e deveres.
Orientar seus usuários
sobre a implementação de programas e projetos de inclusão que criem
possibilidades de uma reconstrução de vida, tentando buscar alternativa para
reinserção.
Cabe ao Assistente
Social, orientar, esclarecer e mediar a reflexão dos sujeitos apenados sobre
seu papel na sociedade, o compromisso consigo mesmo e com a coletividade.
Essa atividade
contribuiu para minha formação diante a demanda apresentada de como o trabalho
do assistente Social é um papel importante para o seguimento dos direitos, deveres,
e reinserção dos indivíduos na sociedade, analisando a realidade dos mesmos.
Por: Casusa
O CÁRCERE E A RUA
O Cárcere e a rua, Documentário dirigido por Liliana
Sulzbach e lançado em 2004.
O filme documentário narra a história de três mulheres
presidiárias que buscam recomeçar a vida, procurando novos significados que as
tornem pessoas livres, e donas da liberdade delas.
Cláudia, a presidiaria mais antiga da penitenciária madre
pelletier, casa de detenção feminina da cidade de porto Alegre, será solta em
breve, após 28 anos de prisão.
Bethânia, condenada a 15 anos de reclusão, acaba de
progredir para o regime semiabertos.
Daniela, de 19 anos, chega a penitenciária vivendo uma
situação dramática: gravida, foi condenada por ter matado o primeiro filho.
As histórias dessas três mulheres formam o eixo central,
cada uma a sua maneira, lidam com a difícil transição entre dois mundos- o de
fora e o de dentro das grades.
O filme é um retrato sobre a perca de referências e
identidade, o confronta mento com as consequências dos próprios atos e a dura
realidade.
Por: Casusa
LIVRO: O SISTEMA ÚNICO DA ASSISTENCIA SOCIAL
Se até pouco tempo o
tema da política de assistência social mobilizava sobretudo o interesse dos
profissionais e pesquisadores da área de serviço social, hoje a interlocução é
outra.
Milhares de novos
trabalhadores de distintas áreas, milhares de gestores públicos de entidades
privadas e os milhões de novos sujeitos de direitos compõem um multifacetado e
ávido seguimento social, que no cotidiano são desafiados a construir a nova
matriz do Sistema Único de Assistência Social o SUAS, com suas virtudes e
vicissitudes, diriam as autoras.
Para este vasto
público, a leitura deste livro é preciosa. Trate-se de uma obra que reúne de
maneira instigante um belo e amplo observatório da política pública de
assistência social hoje.
Ao examinar o tema tão
relevante, expondo a difícil dialética da sua realidade em movimento, a equipe
de autoras nos presenteia com uma feliz oportunidade de preparar melhor o
estudo de intervenção profissional nesta complexa, fundamental, e não poucas
vezes mal compreendida, política social.
Por: Casusa
LIVRO: SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORANEIDADE
A leitura desse livro
é essencial para associar a formação e aprendizado dos alunos do curso de
Serviço Social sendo indicado por grande parte dos professores e profissionais
da área.
Através da obra lida,
concluímos que o objetivo da autora é mostrar através da história, focalizando
os anos contemporâneos, que os desafios do serviço social estão centrados a
partir das questões que envolvem a sociedade atual.
Hoje em dia um dos
grandes desafios do assistente social tem sido a falta de renda que tem afetado
a sociedade, e com um estado que está com as suas verbas retraídas e seus
serviços encontram-se a partir das políticas neoliberal, nas quais a
responsabilidade social sai, em parte em parte, do governo e passa a sociedade
civil, onde passamos por uma refilantropização social.
Podemos conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho e
podemos abrir nossas mentes para o fato de sermos profissionais flexiveis,
disponiveis a mudanças. Atraves de uma
boa teoria dos pressumpostos para uma analise de uma profissão, que são de fundamental importancia para um
futuro amadurecimento como profissionais cientes de que não somos magicos, mas
sim que somos agentes capazes de impulsionar as mudança sociais. Ou devemos ser
cautelosos.
Autoria não dá a receita pronta para formar assistentes
sociais, mas gera todo um embasamento
para a profissão, que é dinãmica e que detem todo um curriculo acadêmico para a
formação deixando bem claro que serão as vivencias os capacitadores de bons
profissionais.
Tambem devemos salientar que na relação entre o publico
e o privado, o profissional deve estar preoculpado com a qualidade dos
serviços prestados, com respeitoaos usuarios e com zelo pela eficácia
dos serviços prestados.
O assistente social
está presente nas
negociações entre população e entidades
empregadoras. Na atualidade, podemos afirmarque, apesar das dificuldades, o
assistente social é capaz de ousar e sonhar. Iremos nos deparar com inumeras
dificuldades, mas os sonhos não podem
deixar de existir, pois são eles os impulsionadores da profissão.
Por: Casusa
DOCUMENTÁRIO: GARAPA
Em Garapa, José Padilha documenta em seu filme a rotina
de três familia de Fortaleza e do interior do Ceará, o mesmo retrata diversas
expressões da questão social, mostra como a fome, em toda sua concretude, acaba
moldando certo de vida, com reflexos em todos os aspectos do cotidiano de uma
familia, mesclando sentidos sociais aos pessoais.
O título vem da realidade crucial das mães de familias
que preparam uma infusão de agua com acucar para enganar a fome de suas
crianças.
Logo no começo é mostrado as crianças com corpos nus,
revelando as consequencias da subnutrição, expostas a condições insalubres.
Lucia , Robertina é a familia de Rosa mostra condições
diferentes no documentario, e retrata
uma população desassistida pelo o poder publico por falta de uma politica de
assistencia, onde o coronelismo e a
politica classica é evidente e
estabelece padrões entre as relações de
classes sociais, no qual os direitos da cidadãos são negados.
Quanto mais distantes dos grandes centros urbanos
residir a população menos acessos a serviços básicos como educação, saúde e
assistencia ela terá.
A Assistente Social ainda acompanha a familia de Lucia,
ainda que de forma vaga a mãe recebe acompanhamento da area de saude, por conta
do crescimento da filha mais nova que é desnutrida, recebe informações sobre o
planejamento familiar, cuidados com a saude e higiene da familia, porém o pai
que é alcolatra não é assistido por nenhum orgão competente.
As outras familias residentes na zuna rural são
ainda mais excluídas, uma recebe o
beneficio do governo federal (fome zero), uma quantia irrizoria, porém é de
suma importancia, sendo esta a única fonte de renda . visto que o clima não
favorece a agricultura, atividade exercida pelas familias residentes na zuna
rural. A familia que reside mais distante é a que mais sofre com a falta de
assistencia por parte dos órgãos competentes. A moradia precária,
insalubredade, doenças, falta de planejamento familiar até porque a genitora
desconhece a eficácia dos remédios contraceptivos, a mesma também não possui
qualquer documento pessoal e aguarda retorno da juiza local, porém sem nehuma resposta.
Contudo foi relevante o conteudo abordado no
documentário para formação acadêmica enquanto estudante de serviço social,
pois, mostra que apesar das contradições de trabalho não serem favoraveis a
assistencia social não deixou de fazê-lo, utilizando o dialogo como instrumento
para mediar situações , inspirando o desejo de buscar garantir o comprimento
dos direitos daqueles que se encontram desassistidos por se encontrarem
distantes dos grandes centros.
Por Casusa
FILME: NENHUM
A MENOS
Baseado em
“Existe um Sol no Céu”, é um filme didático que nos oferece várias fontes
para uma ampla visão da crise da educação. O tema abordado
pelo cineasta Zhang Yimou é a evasão
escolar retratada pela
trajetória de uma “ pequenina” professora substituta que tenta manter seus alunos
na escola .
A história ocorre
num povoado pequeno e pobre
chinês – Shuixian na região
das montanhas, zona rural, onde o professor Gao que há seis meses
não recebe salário tem que
deixar o povoado porque sua mãe está doente.
O prefeito
consegue uma professora
substituta para um mês por 50
yuan do povoado vizinho. A mesma chama se Wei Minzhi
e tem apenas 13 anos de idade e nem passara pelo ginásio.
A pequena professora
não demonstrara nenhuma experiência.
Professor Gao parte prometendo 10 yuan
a mais
caso ela não perca mais nenhum aluno
pois ele começara com 40
alunos e só haviam 28
frequentando as aulas.
A evasão da
trama é porque as crianças
precisam trabalhar para ajudar
suas famílias. Wei
perde uma aluna para uma escola
da cidade por seu potencial
atlético e ajuda que seus
pais iriam receber.
Quando o menino Zangh vai para a
cidade em busca de trabalho
para ajudar sua mãe que
está muito doente e sua família
endividada ela decide ir
buscar o menino.
Em sua busca
Wei passa grandes dificuldades
até que obtem a
compaixão de um diretor da emissora de TV que decide ajuda-la.
Ela
participa do programa de grande
audiência onde a população se
comove e ajuda os dois a
regressar ao pequeno povoado
levando para com eles
doações de material escolar e
dinheiro ao qual a família do garoto consegue pagar suas dívidas
e uma nova escola com infraestrutura adequada fora construída.
A professora
volta para casa,
mas, todos os
anos, vai até o povoado de Shuixian para visitar os alunos.
A pequena e notável professora substituta Wei que se
torna uma gigante no desenrolar da
história mostra-nos que apesar da precariedade, dos obstáculos
devemos estar sempre lutando
pelos ideais e objetivos
que com de terminação, coragem, persistência, disciplina, respeito, amor: NENHUM
A MENOS.
O filme
mostra como nós, professores,
podemos mudar a vida de
nossos alunos. Não
precisamos ser grandes heróis,
mas, certamente, podemos contribuir
para seu desenvolvimento
como alunos, desenvolvimento afetivo e emocional.
PED>_ FILME: NENHUM
A MENOS
O filme trata a hist´ória de uma professor que vê a
necessidade de se afastar da escola pelo periodo de 1 mês para cuidar da mãe
que está doente. porém ele não pode deixar
a escola daquele pequeno vilarejo
sem professor, então ele incombe a pequena Wei Minzhi de apenas 13 anos e que
mal sabe ler e escrever , da função de tomar conta daquela pequena escola de
apenas uma sala.
Para convencer a pequena dessa tarefa o mesmo propoem
que a menina conseguir manter todos alunos em sala por este periodo, no seu
retorno, o mesmo gratificaria ela com dinheiro.
Porém no decorrer, uma aluna desaparece uma talentosa
atleta, porém ela tenta impedir que a mesma vá embora, porem há dificuldades
pois a mesma estaria partindo para a cidade a fim de aperfeiçoar seu dom.
Porém essa situação ela se esforça ao maximo para
nenhum mais estudante deixe de ir as aulas.
O filme relata o
esforçode um aluno não pelo aprendizado, mas pelo financeiro disposto por seu professor, a realidade de muitos
estudantes no brasil, que recebem bolsa somente se tiver frequentado a escola.
XXXXX
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