O Debate se volta em torno do filme “Anjos do Sol”, lançado em agosto de 2006, no pequeno vilarejo no nordeste brasileiro. Que mostra a realidade cruel da pobreza de uma garota, vendida pelos pais é inserida na prostituição como uma oportunidade de sair da situação de miséria.
O objetivo desse filme é dar relevância à prostituição, a miséria e as expressões da questão social que levam as pessoas a sujeitar-se a tal situação e se tornando mercadoria, fonte de renda, em malefício da própria dignidade.
A trajetória percorrida foi o de, à partir do filme, pensar a prostituição como expressão da questão social oculta na sociedade. Tirando sua dignidade e o torna um meio para conseguir a vantagem financeira, objetivo principal do sistema capitalista. Sendo assim, pensar sobre o tema com uma sustentação teórica, para além de uma tolerância preconceituosa.
O Serviço Social, tem em suas principais diretrizes contidas no código de ética profissional, o combate às expressões da questão social causadas pelo sistema capitalista, encontra na prostituição, carregada de características específicas de vulnerabilidade e submissão.
Portanto, se torna de real importância voltar a atenção para a prostituição e estudar com diligência como lutar pela dignidade das pessoas inseridas nesta realidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário