sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADAS PELO ASSISTENTE SOCIAL

O Assistente social pode utilizar instrumentos diretos e indiretos

Os Instrumentos diretos estão ligados a ações face a face: vamos supor “entrevista” acho que a entrevista é um bom exemplo para se dar, no momento em que o profissional estar face a face com o usuário e pode manifestar suas ideias, vontades e necessidades onde o Assistente social consegue construir uma relação. Já os instrumentos indiretos, são mais relatórios e pareceres sociais, são mais burocráticos. Para identificar é só falar: os diretos são face a face e os indiretos não são face a face com o usuário. 

Quando o Assistente Social for fazer uma entrevista, ela pode ser individual ou grupal a fim de promover o conhecimento da realidade do usuário, realiza também os encaminhamentos necessários para as garantias dos direitos. Identifica também as demandas das prioridades que o usuário estar trazendo na entrevista. A entrevista é um dos instrumentos mais utilizados pelos Assistentes Sociais, porque ela é capaz de captar melhor a realidade que o indivíduo estar inserido e a partir da coleta de informações e dados levantados é possível construir alternativa de intervenção. O 

ACOLHIMENTO 

O acolhimento para o Assistente Social fazer uma entrevista é muito importante, porque o profissional tem que ter uma escuta ativa e o usuário observa em você uma pessoa, ou um profissional que garanta os direitos sociais. 

A postura do profissional é muito importante e deve se abster de falar, de criticar e de fazer pré-julgamento. Essas coisas totalmente fora de ética, deve ter cuidado para não manipular ou induzir respostas nas suas perguntas. 

É importante não ser precipitado em interromper o usuário em sua fala, deixa o entrevistado sempre falar. 

É importante você trazer o seu estimulo nas reflexões e não trazer conselhos ou crítica em relação ao que o usuário estar trazendo para você, mas sempre uma reflexão para ter uma intervenção mútua onde ambas as partes a gente constroem juntos. 

ENTREVISTA: 

ESTRUTURADA, NÃO EXTRUTURADA, SEMIESTRUTURADA. 

Existe alguns tipos de entrevista que o Assistente Social pode utilizar, o tipo de entrevista estruturada, o que seria? O entrevistador conduz a entrevista conformes seus objetivos, ou seja, conforme o que ele quer saber, através de roteiro previamente estabelecido aí o entrevistador conduz a entrevista, só que essa entrevista é mais objetiva e mais rápida, só que perde um pouco do sentimento, perde um pouco das motivações que ocasionaram a entrevista, deixa um pouco a pá daquelas informações que o Assistente social mais precisa para montar uma intervenção, no entanto essas entrevistas são estruturadas, são utilizada a traçar perfil socioeconômico para exigência como critério de inclusão em programas sociais. 

A entrevista não estruturada e uma entrevista mais aberta, ou seja, não tem pergunta aja uma resposta previa, mais deixa aberta para usuário poder falar, nela a gente pode captar, quais são essas questões de seus sentimentos, os motivos pelos quais levaram ali. 

A mais utilizada entre os Assistentes sociais é a entrevista semiestruturada, porque nela podemos fazer uma troca melhor, ou seja, o usuário fala e eu também falo, então a gente vamos dando alguns direcionamentos através dos objetivos, mas também algumas questões que foram levantadas, tipo que não tem muito a ver com a entrevista, mas também pode ser abordado podemos conversar sobre isso. 

A VISITA 

Outro instrumento bastante utilizado pelos Assistentes Sociais é a visita, que pode ser feita tanto domiciliar quanto institucional. 

VISITA DOMICILIAR E INSTITUCIONAL 

A visita domiciliar é importante porque traz uma clareza em relação as situações: O Assistente Social pode ver a dinâmica da família e compreender um pouco as relações sociais, socioculturais que as pessoas estão inseridas, ela é de extrema importância, para o Assistente Social captar algumas nuances que a gente consegue captar somente na fala. 

A visita não pode ser invasiva e de forma nenhuma pode ser de punho investigativo, que você tenha que investigar as pessoas para ver o que elas têm, mas sempre reconhecendo as pessoas que estão dentro daquele lar, como pessoas que tem garantias de direitos. 

As visitas institucionais já consistem em você ir ao local para verificar os serviços que estão sendo testados pelas identidades sociais públicas ou privadas e nessa entrevista é muito importante que você tenha um intenso conhecimento teórico e técnico sobre as políticas sociais e averiguar se as instituições oferecem instalações física adequadas e se estar tudo ok, e se tem acesso a todas outras coisas: saúde, higiene no local se o usuário reside e quem são os usuários que reside e como estar a situação mesmo. Então é muito importante você ter uma clareza de cada política social para que você faça, para que você tenha um olhar mais crítico em relação ao local. 

Pode-se perceber então que que os instrumentos dos Assistentes Sociais, não são estáticos pelo contrário quando a gente vai fazer uma vista... 7:12 min. E seg...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUSÃO DO BOLSA FAMILIA NO CALCULO DE RENDA FAMILIAR DO BPC

No dia 25 de junho de 2025, o Governo Federal publicou o Decreto nº 12.534, que promove mudanças relevantes na regulamentação do Benefício d...