”Em a importancia do ato de ler” Paulo Freire diz que “A leitura do mundoprecede a leitura da palavra” desta forma ele deixa claro que o mundo que nos cerca é diferente do mundo da escola em si. Não há relação em si com a realidade.
Por isso, Freire se preoculpa em passar leituras que se solidarizem com mundo da criança, passando não somente o ato de alfabetizar, mas de letrar, fazendo com que o individuoadquira conhecimento.
Dentro deste contexto, freire acredita que “Educar e ser educados”, é algo que pode sim acontecer e que faz diferença essa possibilidade, no sentido de educaré mais do que uma regra, mas conhecimentos empiricos qualquer pessoa pode passar e os alunos tem capacidade para isso.
A leitura desse livro nos fez compreender que a educação é uma ato politico e como educadores precisamos desenvolver com educandos uma leituras critica.
A participação está na construção de uma sociedade que pode trabalhar em parceria, onde o que pensa que sabe, ainda tem muito aprender.
“Pois, quanto mais conciente o povofaça sua historia, tanto mais perceberá com lucidez as difilculdades que tem a enfrentar, no dominio economico, sociale cultural, no processo permanente de sua libertação”.
Assim podemos portanto inserir nos metodos pedagogicos não somentea parte principalda educação (alfabetização), mas o contexto que se leva a educar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário