quinta-feira, 28 de outubro de 2021

PARTICIPAÇÃO EM FÓRUM (Enviado falta aprovação) 8, 3





TEXTO RESUMO (Enviado falta aprovação) 

De acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera-se criança a pessoa até 12 anos de idade e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade incompletos. Ambos são reconhecidos como sujeitos de direitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. 

Ser criança é muito mais do que uma faixa etária, a infância é uma etapa de imensos aprendizados, especialmente para os pais. Ser criança, é ter todos os direitos de que elas precisam para crescerem de forma mais saudável e feliz. Para isso, uma criança precisa de muito mais do que apenas ser alimentada, vestida e protegida pelos pais. Ela precisa também ter acesso a um lar feliz e harmonioso e se sentir à vontade para fazer escolhas. 

Já à adolescência, é uma fase de transição em que os jovens estão se firmando como cidadãos autônomo. Além dos estereótipos comuns, precisamos ir além quando falamos de adolescentes, nesta faixa etária é necessário que toda a sociedade os auxilie e oriente para se tornarem adultos responsáveis, éticos e íntegros. É preciso que tenham limites e ao mesmo tempo que tenham espaço ao diálogo e a expressão, isso é necessário em todo o ambiente social que ele tem acesso, casa, escola, sistemas de saúde. 

Esta disciplina é de suma importância para minha formação, no meu caso para o curso de Serviço Social, a disciplina irá nos auxiliar a conseguir observar e a trabalhar com esta faixa etária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUSÃO DO BOLSA FAMILIA NO CALCULO DE RENDA FAMILIAR DO BPC

No dia 25 de junho de 2025, o Governo Federal publicou o Decreto nº 12.534, que promove mudanças relevantes na regulamentação do Benefício d...