sábado, 30 de outubro de 2021

O QUE O ASSISTENTE SOCIAL FAZ NA EDUCAÇÃO?


A partir da lei 13.935/2019 o Assistente Social está apto para atuar na rede pública de educação básica. 

No texto de hoje nós vamos falar um pouco sobre o que o profissional Assistente Social faz na Política Pública de Educação, mas especificamente nas escolas, será que este profissional vai dá aula? Não, não vai dá aula, você vai perceber que os assistentes sociais contribuem e muito para os alunos se manterem dentro das Escolas. Vale reiterar que atuação do Assistente Social está alicerçado nos direitos humanos e na defesa intransigente da educação básica, como um direito de todos e todas como previsto na constituição de 1988 e na declaração universal dos direitos humanos. 

É necessário que você compreenda que existe uma luta pelo o acesso à educação pública, com direitos sociais “LAICO” (Assegura ao indivíduo escolher uma religião, assim como não escolher. Assegura e garante a liberdade de crença ou descrença) gratuita socialmente, referenciada e de qualidade e assim entende que os profissionais de serviço social, os Assistentes Sociais no caso, eles pode trabalhar dentro dela (Educação Básica), contribuindo através da questão social do seu projeto político e também o exercício da autonomia do indivíduo e na construção de mediação e a questão da emancipação humana. 

Neste trabalho, neste campo, vamos contar com equipe multiprofissionais e desenvolver com as mesmas melhorias na qualidade desse processo de ensino, aprendizagens, com a participação da comunidade escolar, atuando nas mediações sociais e institucionais. 

Mas qual é atribuição do Assistente social dentro dessa rede pública de ensino de educação básica? 

Nós podemos fazermos “N” coisas e eu não vou citar tudo! Mas é bom que você saiba que a intenção do Assistente Social dentro da rede pública de educação está no bojo das garantias e acessos aos direitos sociais e com isso nos contribuem com direitos a educação na escola com a finalidade da formação desses estudantes para seu exercício da cidadania e preparação para o trabalho e sua participação na sociedade, também podemos subsidiar elaboração de projetos pedagógicos, planos e estratégias a partir dos conhecimentos das políticas sociais bem como dos exercícios e da defesa dos direitos: Civis, políticos, e sociais desta coletividade

Também podemos contribuir para haja qualidade no serviço prestado aos estudantes para que assim a gente garanta o pleno desenvolvimento da criança e também do adolescente contribuindo assim para sua formação como sujeito de direitos, a gente também pode participar de elaboração, execução e avaliação de políticas públicas que são voltadas a escola podendo ajudar nesse processo de ensino e aprendizagem de forma que nós asseguremos a universalidade do acesso aos bens e serviços que são relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática. 

Nós contribuímos também no fortalecimento da relação da escola com a família e a comunidade, na perspectiva de ampliar sua participação na escola e também de forma eliminar todas questões e formas de preconceitos. Essa participação mútua é muito importante e a gente pode ajudar muito com isso, mas também trabalhar nesse processo de inclusão e permanência de alunos com necessidades educativas especiais na perspectiva de inclusão escolar desse público especifico. 

Criar estratégica de intervenção frente algum tipo de situação, como situação de violência uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, assim também como situação de risco que são reflexos da questão social que perpassa o cotidiano escolar ou seja se o aluno não está bem, não é somente ele, provavelmente tem problemas na família, na comunidade e aí repassa na escola e nesse processo de ensino e aprendizagem, nós também podemos atuar junto a família no enfrentamento de situações de ameaças, violações e não acessos aos direitos humanos e sociais como inclusive a própria educação. Nós também podemos fortalecer e articular participação das equipes de conselhos tutelares. No mais essa atuação do assistente social no ambiente da rede pública de educação básica vai se dar na observância das leis, regulamentações e os comentários teóricos metodológicos do serviço social. 

Então pessoal eu gostei do nosso trabalho desse campo de atuação como faço para entrar? 

O processo ingressar nesse serviço público é através de concurso público e para você ingressar nesse campo, você tem que ter GRADUAÇÃO em Serviço Social e ser inscrito ativo no Conselho Regional de Serviço Social CRESS.

Princesa Isabel em 16 de fevereiro de 2023
Por: Valdemar Casusão, academico de serviço social
UNIP _- Polo de Princesa Isabel

RELATÓRIO QUEIXA

Nome: Alex da Silva  
Data de Nasc:28 / 09 / 2018, 
Filho: Maria de fatima Silva e José da Silva, 
Naturalidade de Princesa Isabel-PB

Destaque relevante citados: Relações Interpessoais, Comunicação, Aprendizagem Linguagem, Participação, Comportamento, Emoções e outros se necessários.

De acordo com observações realizadas foi possível perceber que o aluno apresenta um comportamento agressivo em algumas situações no ambiente escolar.

O mesmo é bastante agitado, é inquieto, costuma pegar os pertences das outras crianças com frequência, age de forma agressiva nas situações de brincadeira: bate, empurra, morde arremessa objetos.

Consegue interagir em alguns momentos, mas depois muda o comportamento ficando agitado e batendo em alguns colegas.

Não apresenta atenção, também não aceita ser reclamado, não obedece a regras, apresenta muita recursa.

Já falar, consegue se expressar em algumas situações, mas ainda não tem uma comunicação totalmente clara.

Não gosta de participar das atividades propostas (contação de história, dança, e atividades em grupo), prefere ficar solto livre também gosta de mexer em tudo o que lhe chama atenção.

Fim...

Princesa Isabel PB, em 09 de março de 2023

Valdemar Casusão

Assistente Social / 7110 – CRESS - RA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUSÃO DO BOLSA FAMILIA NO CALCULO DE RENDA FAMILIAR DO BPC

No dia 25 de junho de 2025, o Governo Federal publicou o Decreto nº 12.534, que promove mudanças relevantes na regulamentação do Benefício d...