Perfil profissional
O Maqueiro é o profissional que trabalha em estabelecimentos de saúde realizando o transporte de pacientes de forma segura nas unidades de saúde, da cadeira de rodas para a maca, da maca para a cama, para a mesa de exames, entre outros, atendendo as solicitações da equipe de enfermagem, tanto em ambiente hospitalar quanto em ambiente extra-hospitalar.
Além de transportar os pacientes de forma adequada, respeitando cada caso, o maqueiro deve seguir os princípios de humanização. Precisa ser comunicativo e estar ciente no que diz respeito a movimentação dos serviços médicos e de enfermagem, pois além de encaminhar os pacientes aos locais solicitados, este profissional recebe, confere e transporta exames, materiais e equipamentos, além de controlar seus materiais de uso diário (EPI's) e manter seu espaço de trabalho limpo e organizado.
Participam da equipe de saúde ajudando a promover o bem estar dos pacientes, apoiando principalmente os serviços de enfermagem, à exemplo da mudança de decúbito de um paciente. São empregados formais, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente e em horários diversos em sistema de plantão. Frequentemente são expostos às variações de temperatura, materiais tóxicos, doenças contagiosas e risco de acidentes com materiais perfuro-cortantes, além de condições psicológicas desconfortáveis, pois estão aptos a movimentar pacientes vivos, nas mais diversas situações de saúde e também pacientes que vieram à óbito.
Competências gerais da ocupação de Maqueiro:
Desenvolver postura e ética profissional, trabalhando em equipe e relacionar-se respeitosamente com os pacientes e seus familiares.
Atuar nos serviços de saúde dentro das normas de higiene ocupacional e de biossegurança.
Reconhecer e atuar em situações de primeiros socorros.
Atuar de forma coerente dentro da hierarquia de estrutura organizacional do sistema de saúde.
Apoiar a equipe de enfermagem na movimentação e transporte de pacientes.
Utilizar técnicas específicas na movimentação e no transporte dos pacientes, respeitando as diversas condições de saúde de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário